Luto | Notícia

Lula lamenta morte de Marcos Vilaça: "Grande defensor da cultura do nosso querido Pernambuco"

Em publicação no X neste domingo (30), o presidente da República prestou homenagem a Vilaça, que faleceu no último sábado (29), aos 85 anos

Por Pedro Beija Publicado em 30/03/2025 às 15:38

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lamentou a morte do advogado, jornalista e poeta Marcos Vilaça, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), que faleceu no último sábado (29), aos 85 anos, no Recife, em decorrência de falência múltipla de órgãos. 

Em publicação no X, neste domingo (30), Lula expressou sentimentos à família e citou Vilaça como um "grande defensor da cultura do nosso querido Pernambuco", além de destacar a "honra" de homenagear Vilaça com a Medalha de Ouro do Serviço Público, em 2009. 

"Quero externar meus sentimentos pelo falecimento de Marcos Villaça, grande defensor da cultura do nosso querido Pernambuco, a quem tive a honra de homenagear com a Medalha de Ouro do Serviço Público em 2009, quando completou 50 anos como servidor", disse.

"Villaça, com seu talento e dedicação, teve um papel marcante na literatura, no Tribunal de Contas de União e na Academia Brasileira de Letras, entre tantos outros caminhos que trilhou com brilhantismo. Que Deus conforte os corações de seus familiares e amigos", concluiu.

Natural de Nazaré da Mata, no interior de Pernambuco, Vilaça ocupava a cadeira 26 na ABL desde 1985, na sucessão do jornalista e poeta pernambucano Mauro Mota. Entre os anos de 2006 e 2007 e entre 2010 e 2011, presidiu a academia. Ainda foi ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), e também fez parte da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasiliense de Letras.

"Vilaça é considerado um pensador e empreendedor da cultura brasileira, tendo ocupado cargos em conselhos de órgãos, no próprio Conselho Federal de Cultura, assim como presidiu importantes fundações, como a Funarte e a Pró-memória", disse em nota a ABL.

A missa de corpo presente, foi realizada na manhã deste domingo (30), na Igreja do Cemitério Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes. 

Compartilhe