LUTO | Notícia

Confira repercussão da morte de Marcos Vilaça, ocorrida neste sábado (29)

Pernambucano, imortal da Academia Brasileira de Letras, tinha 85 anos. Óbito ocorreu em decorrência da falência múltipla de órgãos

Por JC Publicado em 29/03/2025 às 11:44 | Atualizado em 29/03/2025 às 18:37

A morte do advogado, jornalista e poeta Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), neste sábado (29), causa forte repercussão nos meios político e social. 

O empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do grupo JCPM, lamentou o falecimento do amigo. 

"Tinha por ele uma amizade enorme. Umas das pessoas mais cultas que conheci. Marcos Vilaça era exemplo de honradez, seriedade, visão de sociedade, buscando sempre atuar em espaços onde se pudesse compartilhar o conhecimento", disse.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, também se pronunciou. 

"Pernambuco amanheceu triste neste sábado com a notícia do falecimento de Marcos Vilaça, escritor e intelectual pernambucano que engrandeceu o nome do nosso Estado como imortal e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras. A todos os seus amigos e familiares, o meu mais fraterno abraço. O legado literário de Marcos Vilaça seguirá permanente em Pernambuco e no Brasil", declarou.

O prefeito do Recife, João Campos, lamentou o falecimento de Marcos Vilaça e destacou que sua trajetória "está firmada em Pernambuco".

"Lamento a perda de Marcos Vilaça, que nos deixou neste sábado. Nascido na Zona da Mata Norte, em Nazaré da Mata, ele foi uma figura importante para a cultura, além de membro imortal da Academia Brasileira de Letras e ministro do TCU. Sua trajetória está firmada em Pernambuco. Presto a minha solidariedade aos familiares e amigos", afirmou.

O deputado federal Mendonça Filho (União Brasil), genro de Marcos Vilaça, afirmou que o considerava como um "segundo pai".

"Para mim, Marcos foi um conselheiro presente e amigo leal em todos os momentos da minha vida. Para Taciana, minha esposa, foi uma fonte de amor e dedicação e para meus filhos, inspiração, acolhimento e carinho. Marcos deixa um legado de sabedoria, integridade e amor à família."

O senador Fernando Dueire (MDB) afirmou que Vilaça foi "um dos mais ilustres pernambucanos de sua geração".

"Homem denso e brilhante, um amigo que o tempo me subtrai deixando lembranças marcantes. Agora, segue em direção a sua Maria do Carmo, companheira e parte importante de sua caminhada terrena, e do seu amado filho Marcantônio", pontuou. 

presidente da Academia Pernambucana de Letras, Lourival Holanda, afirmou que Marcos Vilaça se destacou tanto no direito, quanto nas letras. 

"Marcos Vilaça unia muito bem suas duas paixões: o mundo jurídico e o mundo da literatura. Ele conquistou uma autoridade, tanto no Tribunal de Contas da União quanto entre nós, nas letras", afirmou em entrevista à TV Globo

presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, ressaltou o legado de Vilaça.

"Advogado, poeta e jornalista nascido em Nazaré da Mata, na Mata Norte, foi professor de Direito Internacional Público, chefiou a Casa Civil e foi secretário de Governo do Estado, além de assessor jurídico da Alepe. Em nível federal, atuou como secretário de Cultura do Ministério da Educação e Cultura, secretário particular do presidente da República e diretor da Caixa Econômica Federal", relatou. 

"Homem de grande sabedoria, Marcos Vinicios Vilaça teve carreira marcada pela vasta produção literária reconhecida nacional e internacionalmente. Nossos pêsames e solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus possa consolar a todos neste momento de despedida", completou.

Em nota, o Ministério da Cultura disse que recebeu a notícia da morte de Vilaça com pesar.

"Com sua forte contribuição política e social, é uma importante referência brasileira, cujo legado será lembrado e continuado por todos aqueles que conviveram e aprenderam com seus feitos."

O deputado estadual Izaías Régis (PSDB) homenageou Marcos Vilaça e "seu compromisso com a educação e sua atuação como imortal da Academia Brasileira de Letras".

"Com profundo pesar recebo a notícia do falecimento de Marcos Vinicios Vilaça, intelectual que honrou Pernambuco com sua obra literária, seu compromisso com a educação e sua atuação como imortal da Academia Brasileira de Letras. Deixo meu abraço fraterno à família, amigos e a todos que, como eu, reconhecem seu legado — um tesouro que seguirá vivo em nossas letras, na defesa da cultura e no orgulho de ser nordestino. Que sua luz continue a inspirar o Brasil."

O falecimento de Marcos Vilaça também foi lamentado pelo presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal. Em nota, Pascoal também se solidarizou com os familiares, amigos e admiradores de Vilaça.

"O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) manifesta profundo pesar pelo falecimento do acadêmico, jurista, escritor e ex-Presidente do TCU e da ABL, Marcos Vinícius Vilaça.

Filho ilustre de Pernambuco, Vilaça foi um intelectual plural que uniu o saber jurídico ao amor pela cultura e pela literatura, deixando um legado inestimável às instituições, à pernambucanidade e ao Brasil.

Neste momento de dor e saudade, o TCE-PE se solidariza com os familiares, amigos e admiradores, reverenciando a memória de sua notável trajetória."

A prefeita de Nazaré da Mata, Adriana Andrade Lima, manifestou profundo pesar pela morte do ex-ministro do TCU e expressou solidariedade à família e amigos de Vilaça.

"Recebo com tristeza a notícia do falecimento de Marcos Vinicios Vilaça, um nazareno que honrou nossa terra em todas as instâncias por onde passou. Ele levou o nome de Nazaré da Mata para o Brasil e para o mundo com sua sabedoria, cultura e compromisso com o país. Neste momento de luto, expresso minha solidariedade à família e amigos, e reafirmo o orgulho de todos os nazarenos por sua história e contribuição ao Brasil", declarou a Chefe do Executivo Municipal.

REPORTAGEM EM ATUALIZAÇÃO

Compartilhe