Pernambuco | Notícia

Festa do Morro 2025: superação e devoção marcam a jornada dos fiéis na 121ª edição

Relatos de fé revelam como a celebração passa a integrar o cotidiano de quem sobe o Morro todos os anos

Por Isabella Moura Publicado em 05/12/2025 às 15:30 | Atualizado em 05/12/2025 às 16:08

Clique aqui e escute a matéria

Na 121ª edição da Festa do Morro da Conceição, a fé que reúne milhões de devotos também revela tradições que se renovam a cada subida ao santuário. Entre pedidos, agradecimentos e relatos de superação, muitos fiéis encontram no Morro não apenas um espaço de devoção, mas um momento de reencontro consigo mesmos e com suas histórias.

Durante os onze dias de programação, marcados pelas cores azul e branca da Imaculada Conceição, cada visitante carrega um motivo próprio para chegar ao alto do Morro. Para muitos, a tradição nasce ou ganha novo significado diante da imagem restaurada da Santa, que voltou ao nicho completamente reconstruído após o desabamento ocorrido em agosto de 2024. Este ano, a expectativa é que mais de 2,5 milhões de pessoas participem da festa, uma das maiores expressões religiosas de Pernambuco.

Tradições que nascem da superação

Entre os fiéis que passaram pelo santuário nesta sexta-feira está Carla Arruda, mãe de três filhos. Diagnosticada com câncer aos 13 anos e submetida a um tratamento rigoroso, ela cresceu ouvindo que não poderia engravidar. A vida, no entanto, contrariou o prognóstico.

“Veio o David, que veio com minha cura, depois o Matheus e, para completar, a Mariana”, conta. A filha caçula nasceu em 9 de dezembro. “Por pouco não nasceu no dia da Santa”, lembra, sorrindo. Poucos dias antes do parto, Carla subiu ao Morro para agradecer. Hoje, ela diz que voltar todos os anos já faz parte da rotina da família: “É tradição”.

 Para Janete Vanderley, 66 anos, moradora do Cabo de Santo Agostinho, a tradição é recente, mas já ocupa lugar especial. Viúva há quatro anos, ela subiu o Morro pela primeira vez em 2023 e fez questão de retornar neste ano, quando completou aniversário em 3 de dezembro.

“Peço saúde, muitos anos de vida. Quero estar aqui de novo no próximo ano, abraçando ela e assistindo à minha missa”, diz. Nesta edição, ela também dedicou suas orações a uma amiga recém-diagnosticada com câncer.

Outra tradição familiar ganhou força após a mudança de vida de Carla Henrique, que voltou ao Recife no ano passado, pouco depois de ficar viúva após mais de 40 anos vivendo em São Paulo. Quem a levou ao Morro pela primeira vez foi a filha, Annielly Raquel, que já participava da festa anualmente.

“Eu vim em um ano muito difícil, pedi muitas graças. Este ano voltei mais para agradecer”, conta Carla. Segundo ela, a visita se transformou em um compromisso afetivo e espiritual: “Vou vir sempre. Agora virou tradição”.

Programação segue até a próxima terça (9)

A programação da festa segue intensa durante o fim de semana e depois. No dia 8 de dezembro, quando se celebra a Imaculada Conceição, as missas serão realizadas durante toda a madrugada e ao longo do dia, tanto no palco montado em frente ao santuário quanto no interior da igreja.

Já no dia 9, o encerramento da 121ª edição acontece com a tradicional procissão, que sai da sede da Prefeitura do Recife às 14h e segue até a Praça da Conceição, onde a solenidade será concluída às 19h.

Confira a programação:

Dias 6 e 7/12 - Programação Especial (Sábado e Domingo)

Santas Missas Extras: 8h, 10h e 15h (Palco)

Dia 8 de dezembro (Imaculada Conceição)

Santa Missa - Palco em frente ao Santuário: 0h / 2h / 4h / 6h / 8h / 10h / 12h /14h

Santa Missa dentro do Santuário: 1h / 3h / 5h / 7h / 9h / 11h / 13h / 15h

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe

Tags