Pernambuco | Notícia

Após dez horas de buscas, corpo de idosa é encontrado nos escombros de casas que desabaram em Olinda

Luzinete dos Santos Lima foi localizada sem vida após dez horas de buscas. Com esse resgate, a sobe para dois o número de mortos na tragédia

Por JC Publicado em 19/10/2025 às 18:17 | Atualizado em 19/10/2025 às 23:39

Clique aqui e escute a matéria

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) encontrou, no final da tarde deste domingo (19), o corpo de Luzinete dos Santos Lima, de 69 anos, que estava soterrada desde a manhã, após o desabamento de oito casas no bairro de Ouro Preto, em Olinda.

A idosa era cadeirante e ficou presa sob os escombros desde o momento da explosão, que teria sido provocada por um vazamento de gás. Ela foi encontrada sem vida depois de dez horas de buscas realizadas por equipes dos Bombeiros com apoio de cães farejadores.

O desabamento aconteceu por volta das 7h30, na Rua Maria Sena Dias, e deixou duas pessoas mortas e dez feridas, sendo oito adultos e duas crianças. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cinco feridos foram encaminhados para unidades hospitalares.

Segundo informações iniciais, o acidente ocorreu após uma explosão de grande proporção que destruiu cinco casas térreas e três no andar superior. As causas estão sendo investigadas pela Delegacia do Varadouro, em Olinda. O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) finalizou a ocorrência por volta das 17h20.

Tragédia e comoção

O marido de Luzinete, José de Lima, de 67 anos, foi resgatado com 90% do corpo queimado. Ele foi socorrido de helicóptero pela Polícia Rodoviária Federal e levado para o Hospital da Restauração (HR), no Recife, onde permanece internado.

Familiares acompanharam o trabalho das equipes desde as primeiras horas da manhã e se emocionaram com o desfecho da busca. “Ela estava em casa, não tinha como sair sozinha. A gente tinha esperança de que os bombeiros conseguissem encontrá-la com vida, mas não deu tempo”, lamentou uma sobrinha.

A primeira vítima fatal identificada foi Cláudio dos Anjos da Silva, de 40 anos, encontrado logo no início das buscas. Ele estava no pavimento inferior de uma das residências atingidas pela explosão.

Enquanto os bombeiros encerravam o trabalho no local, vizinhos e familiares rezavam em meio aos destroços. O cheiro de gás ainda era perceptível no ar, e o cenário refletia o impacto da tragédia que abalou toda a comunidade.

Nova vistoria

 

Por meio de nota, a Prefeitura de Olinda informou que encerrou, por volta das 22h deste domingo (19/10), a operação na área onde houve o desabamento. O trabalho incluiu atividades de resgate, suporte e remoção de escombros para garantir a segurança estrutural das edificações circunvizinhas. Equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar farão o patrulhamento do local durante a noite.

Uma nova vistoria será realizada amanhã, às 9h. Equipes da defesa civil farão a avaliação estrutural das residências localizadas no entorno. Também haverá o levantamento das famílias envolvidas e uma nova busca de utensílios para entrega aos proprietários.

A equipe realizará, ainda, a coleta de informações de moradores que tiveram documentos perdidos e apoio para a retirada de nova documentação. Com o objetivo de garantir a segurança, três casas do entorno foram interditadas.

Compartilhe

Tags