Pernambuco | Notícia

Apagão deixa pelo menos 9 estados sem energia e atinge 600 mil em Pernambuco

A falha no suprimento de energia atingiu 60 municípios pernambucanos do agreste e litoral; a causa foi um incêndio em subestação no Paraná

Por Eduardo Scofi Publicado em 14/10/2025 às 7:32 | Atualizado em 14/10/2025 às 18:31

Clique aqui e escute a matéria

Um apagão afetou o fornecimento de energia elétrica em diversas regiões do país na madrugada desta terça-feira (14). Em Pernambuco, cerca de 600 mil clientes tiveram o serviço interrompido entre 0h31 e 1h10, segundo a Neoenergia Pernambuco. O desligamento atingiu 19 subestações e impactou 60 municípios do agreste e do litoral.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a falha no Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável por conectar usinas e linhas de transmissão, foi provocada por um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná.

Nove estados afetados

O problema desligou toda a estrutura de 500 quilovolts e afetou o fornecimento em vários estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e o Distrito Federal.

Segundo o ministério, a recomposição das cargas foi feita de forma controlada. A Neoenergia informou que aguarda detalhes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre as causas da ocorrência e ressaltou que o evento teve origem fora do sistema elétrico de Pernambuco.

A ocorrência se deu às 0h32 e cortou cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga nos quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN): Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordes te e Norte.

"Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até 1h30min todas as cargas das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro - Oeste foram restabelecidas", informou em nota. As cargas do Sul foram recompostas 2h30min após a ocorrência.

A instituição informou ainda que uma reunião com os principais agentes envolvidos está programada para hoje, mas não detalhou o horário. O ONS deverá realizar também uma reunião preliminar de análise da perturbação para início de elaboração do Relatório de Análise da Perturbação (RAP) até sexta-feira, 17.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o País "está em condições de segurança energética" e descartou novamente a retomada do horário de verão.

As declarações foram dadas em entrevista ao CanalGov após diversos Estados brasileiros enfrentarem instabilidades no fornecimento de energia elétrica no início da madrugada desta terça-feira.

 

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />
 

Compartilhe

Tags