Pernambuco | Notícia

Tramontina e Voz dos Oceanos realizam mutirão e recolhem 241 kg de lixo na Praia de Enseada dos Corais

Ação ambiental em Cabo de Santo Agostinho marcou parceria da empresa com a iniciativa da Família Schurmann e alcançou o marco de 1.000 t recicladas

Por JC Publicado em 10/10/2025 às 10:30

Clique aqui e escute a matéria

Cerca de 60 voluntários participaram de uma ação de limpeza na Praia de Enseada dos Corais, em Cabo de Santo Agostinho (PE).

O mutirão foi promovido pela Tramontina, em parceria com a Voz dos Oceanos, projeto liderado pela Família Schurmann. Em apenas 1h30, foram recolhidos 241 quilos de resíduos ao longo de 960 metros de praia.

Redes de pesca 

Durante a ação, os voluntários — entre colaboradores, diretores e convidados da empresa — encheram cerca de 40 sacos de lixo, com destaque para redes de pesca, garrafas PET, embalagens aluminizadas, tampas, canudos e microplásticos.

Também foram encontrados materiais de maior porte, como um pneu e parte de um colchão de espuma.

O CEO da Voz dos Oceanos, David Schurmann, destacou o caráter educativo da ação.

“Nenhuma limpeza de praia resolve o problema da poluição plástica, mas cada iniciativa transforma os participantes e os torna mais conscientes sobre o impacto de suas escolhas de consumo”, afirmou.

A atividade marcou mais um capítulo da parceria entre a Tramontina e a Voz dos Oceanos, que já realizaram outras ações conjuntas — em maio, por exemplo, quase meia tonelada de resíduos foi retirada em apenas uma hora de limpeza na Ilha do Mel (PR).

Divulgação: Voz dos Oceanos
Voluntários recolheram 241 quilos de resíduos em 960 metros da Praia de Enseada dos Corais, durante ação conjunta da Tramontina e Voz dos Oceanos. - Divulgação: Voz dos Oceanos

Sustentabilidade aplicada 

O evento também celebrou o avanço da Tramontina em sustentabilidade: mais de 1.000 toneladas de materiais reciclados já foram utilizadas em seus processos produtivos somente em 2025.

Desde 2018, esse volume chega a 10 mil toneladas reaproveitadas, com destaque para plásticos pós-consumo e pós-industriais.

Parte desse material é usada na fabricação da linha de cadeiras Oceano +Clean, feita com resíduos retirados do litoral brasileiro e processados pela empresa Raposo Plásticos, referência em reciclagem.

A produção ocorre na unidade da Tramontina em Recife, reforçando a presença da indústria no estado.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe

Tags