"Alteração visual é o sinal mais grave", alerta médico sobre intoxicação por metanol em Pernambuco
Especialista que atendeu um dos casos em Lajedo, explica que sintomas iniciais podem se confundir com embriaguez

Clique aqui e escute a matéria
Após os registros de mortes por intoxicação por metanol em São Paulo, Pernambuco investiga a morte de dois homens, moradores de Lajedo, que morreram após serem internados no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Um terceiro paciente, de João Alfredo, recebeu alta, mas perdeu a visão bilateral. Os casos, que estão em análise pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, podem estar relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
O metanol é uma substância utilizada para remover tintas, combustível e solventes, e pode ser facilmente encontrada em mercados comuns. Esse tipo de álcool é quase impossível de ser identificado a olho nu ou pelo paladar.
O médico Dr. Ítalo Mariz, que atendeu um dos pacientes vítimas da bebida adulterada em Lajedo, alerta que os sintomas iniciais são inespecíficos e podem surgir entre 6 e 8 horas após o consumo. Eles são muito parecidos com os sinais da embriaguez, como náuseas, dor abdominal e vômitos, o que pode confundir as vítimas.
“Já os sinais de gravidade, o principal que chama mais atenção é a alteração visual. Essa alteração visual, ela pode ser fotofobia, pode ser vista turva ou, em caso mais grave, cegueira”, explica o médico.
Entre os sintomas observados nos casos atendidos no Hospital de Lajedo estavam taquicardia, alterações na visão, crise de dispneia, sudorese e agitação. A presença de metanol foi confirmada nos exames, o que confirma a intoxicação.
Vigilância em Saúde de Caruaru
Segundo a gerente geral da Vigilância em Saúde de Caruaru, Cecília Borba, as equipes realizaram vistorias para verificar se a documentação fiscal está regular, se a rotulagem e a embalagem atendem às normas vigentes e se não há indícios de adulteração das bebidas.
Ela reforça a importância de a população estar atenta ao consumir bebidas alcoólicas apenas em estabelecimentos confiáveis, observando a nota fiscal, o registro no Ministério da Agricultura e se o lacre do produto não está violado. Além disso, é fundamental ficar atento aos sintomas de intoxicação.
Em casos de irregularidades ou suspeitas, a orientação é que a população procure a ouvidoria do município para realizar denúncias, colaborando assim com a fiscalização e prevenção de novos casos.
Secretaria de Saúde de João Alfredo
A Secretaria de Saúde de João Alfredo informou, por meio de vídeo, que o município está seguindo rigorosamente as orientações da Secretaria Estadual de Saúde, baseadas na nota técnica que orienta as vigilâncias em saúde municipais sobre as condutas a serem adotadas frente aos casos suspeitos.
De acordo com a secretária de saúde local, até o momento não foram registrados novos casos suspeitos em nenhuma das unidades de saúde do município, reforçando o monitoramento contínuo para garantir a segurança da população.
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />