Pernambuco | Notícia

PF investiga grupo responsável por fraudes de mais de R$ 5 milhões contra a Previdência Social no Recife e mais cinco cidades

Operação Apófis foi deflagrada nesta terça-feira (5) e cumpriu mandados no Recife, Cabo de Santo Agostinho e outras cidades do país

Por JC Publicado em 05/08/2025 às 11:10 | Atualizado em 05/08/2025 às 11:21

Clique aqui e escute a matéria

A Polícia Federal em Pernambuco deflagou na manhã desta terça-feira (5) a operação Apófis, que investiga uma suposta articulação criminosa que teria causado um prejuízo estimado em mais de R$ 5 milhões aos cofres públicos por meio de fraudes contra a Previdência Social.

De acordo com a corporação, o esquema consiste na manipulação dos sistemas do INSS para viabilizar a contratação fraudulenta de empréstimos consignados em nome de aposentados e pensionistas, sem o conhecimento ou autorização dessas pessoas, por solicitação de instituições financeiras.

A investigação aponta que a organização criminosa incluiria servidores públicos da autarquia previdenciária. Os crimes investigados incluem corrupção ativa, estelionato, inserção de dados falsos em sistema de informações, violação de sigilo profissional, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Nesta terça, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão no Recife e no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, além de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Ponta Grossa.

Divulgação/PF
Operação Apófis foi deflagrada pela PF nesta terça-feira - Divulgação/PF
Divulgação/PF
Operação Apófis foi deflagrada pela PF nesta terça-feira - Divulgação/PF

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, que também determinou o afastamento cautelar do servidor investigado de suas funções e o bloqueio de seu acesso aos sistemas do INSS.

Os investigados também ficam proibidos de ingressar em qualquer unidade do INSS e de fazer contato com servidores, agentes públicos ou prestadores de serviço vinculados ao INSS.

Compartilhe

Tags