Filhote de baleia-jubarte é encontrado morto na Ilha de Itamaracá
Moradores encontraram o animal nas primeiras horas desta terça-feira (5); período de migração da espécie pode ser a causa do encalhe

Clique aqui e escute a matéria
Um filhote de baleia-jubarte foi encontrado encalhado e morto em praia da Ilha de Itamaracá, Região Metropolitana do Recife. O animal foi encontrado nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (5) por moradores do bairro Baixa Verde.
Período de migração da espécie pode ser a causa
Em nota, a Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, declarou ciência dos fatos e o acionamento do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio), a fim de conduzir análises e elaborar um laudo com a causa da morte e características do animal, como peso, sexo e idade.
Todavia, o CMA aponta que a espécie (Megaptera novaeangliae) está no período anual de migração para a costa brasileira, em busca de alimentos e águas mais quentes. É, também, o período de reprodução das jubartes.
Nesse trajeto, acaba sendo comum que filhotes se percam das mães e fiquem sem referência de rota, culminando no encalhe. Além do laudo, o CMA será responsável por recolher a baleia da praia de Itamaracá. O órgão não estipulou um prazo para finalizar a operação.