Pernambuco | Notícia

Governo de Pernambuco publica licitação para restaurar igreja interditada há 10 anos em Olinda

Igreja de São Pedro Mártir de Verona foi interditado em 2015 pela Defesa Civil por problemas elétricos e riscos estruturais, como desabamento do teto

Por Laís Nascimento Publicado em 28/07/2025 às 9:39

Clique aqui e escute a matéria

A Igreja de São Pedro Mártir de Verona, localizada no Sítio Histórico de Olinda, deve receber intervenções estruturais e de conservação após 10 anos fechada. O templo foi interditado em 2015 pela Defesa Civil do município por problemas elétricos e riscos estruturais, como desabamento do teto.

As obras serão conduzidas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Novo PAC, orçadas no valor de R$ 1,2 milhão.

Os serviços incluem a recuperação das fachadas, pisos, esquadrias e coberta, além da renovação das instalações elétricas, sistema de iluminação, acessibilidade, e infraestrutura de prevenção e combate a incêndio.

De acordo com o Governo do Estado, a previsão é que a obra seja executada em oito meses, a partir da ordem de serviço.

Monumento secular

A Igreja de São Pedro Mártir de Verona, localizada no Amparo, próximo à Praça do Carmo, em Olinda, foi construída no século XVIII. A irmandade de São Pedro Mártir foi instituída em 1711 e a atual construção data da segunda metade do século XVIII, após o desabamento da antiga matriz.

De estilo predominantemente barroco, o templo possui nave simples e abriga imagens sacras de valor artístico e devocional.

O espaço já foi palco de celebrações religiosas e manifestações culturais no município e, em 2012, teve seu projeto de restauro aprovado pela Lei Rouanet, mas a verba não havia sido repassada pelo Governo Federal.

Compartilhe

Tags