Ação socioambiental do RioMar Recife mobiliza jovens, voluntários e pescadores no mangue
Além da mobilização, a iniciativa conta com oficinas teóricas que abordam sustentabilidade e a importância ecológica dos manguezais

Clique aqui e escute a matéria
Com o objetivo de promover a conscientização ambiental e estimular o cuidado com os ecossistemas locais, o RioMar Recife e o Instituto JCPM realizam, nesta quinta-feira (24), uma ação de limpeza no mangue. A mobilização faz parte da programação do projeto "Jogando Limpo com o Mangue", desenvolvido em parceria com o Instituto Bioma Brasil.
Mobilização reúne jovens, voluntários e pescadores
A atividade deve reunir cerca de 25 participantes, entre jovens inscritos na oficina de férias, voluntários parceiros e pescadores da Colônia Z1.
O ponto de encontro será às 8h30, no Instituto JCPM, com uma breve sensibilização, orientações de segurança e um lanche coletivo.
Em seguida, os participantes seguem para a área do mangue em duas frentes: por terra, com os jovens e voluntários; e por água, com apoio de cinco embarcações e dez pescadores locais.
Todos os envolvidos estarão identificados com camisetas e equipados com luvas e sacos para coleta de resíduos.
O material recolhido será pesado com o apoio da EMLURB, por meio do lixômetro, e encaminhado ao aterro sanitário, devido ao baixo potencial de reciclagem dos resíduos.
Oficinas educativas reforçam compromisso com o meio ambiente
Além da ação prática, a programação inclui uma oficina teórica conduzida em dois encontros durante a semana. As aulas são ministradas pelo biólogo Clemente Coelho, do Instituto Bioma Brasil, e abordam a importância ecológica dos manguezais, incentivando os jovens a refletirem sobre sustentabilidade e seu papel na preservação ambiental.
Esta é a sétima edição do "Jogando Limpo com o Mangue", que reforça o compromisso do Grupo JCPM com a educação socioambiental, o engajamento juvenil e a valorização do território onde atua.