PERNAMBUCO | Notícia

Devidos às fortes chuvas, Apac emite alerta de inundação do Rio Amaraji, na Mata Sul de Pernambuco

De acordo com a Apac, os municípios de Gameleira e Ribeirão já foram afetados pelo 'extravasamento' do rio

Por JC Publicado em 22/05/2025 às 9:56

Devido às fortes chuvas que atingiram o estado de Pernambuco, a Agência Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de inundação, no final da noite dessa quarta-feira (21), para o Rio Amaraji, na cidade de Ribeirão, na Mata Sul pernambucana. 

De acordo com a Apac, os municípios de Gameleira e Ribeirão já foram afetados pelo 'extravasamento' do rio.  

Em um post no instagram, a Apac afirmou que permanece monitorando a situação do rio juntamente com a Defesa Civil, e pode modificar o aviso caso for necessário. 

Ainda nessa quarta (21), segundo a Apac, dois trechos de rios já atingiram o nível de inundação e outros sete estão em estado de alerta, com risco iminente de transbordamento. 

Os rios em situação mais crítica são o Capibaribe Mirim, no município de Itambé, na Zona da Mata, que chegou a um pico de 7,95 metros, e o Rio Ipojuca, na altura do Engenho Maranhão, no município de Ipojuca, que atingiu 5,96 metros.

Orientações em caso de emergência

As equipes da Defesa Civil e da Apac seguem em monitoramento permanente e podem atualizar os alertas conforme a evolução das chuvas. A orientação é que moradores de áreas ribeirinhas ou com histórico de alagamentos fiquem atentos às informações oficiais e evitem permanecer em locais de risco.

Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil por meio dos canais oficiais do município ou pelo telefone 199.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe