Chuvas em Pernambuco: Raquel Lyra aponta preocupação com Mata Sul e detalha ações na região
De acordo com a governadora, assistência foi intensificada na Mata Sul, com foco no acolhimento de desabrigados e na retomada dos serviços essenciais

A governadora Raquel Lyra enfatizou preocupação com a região da Zona da Mata Sul, com as fortes chuvas que atingem Pernambuco desde a última semana. Em entrevista nesta quinta-feira (22), em Caruaru, Raquel destacou que São José da Coroa Grande é o município que mais preocupa na região, pela situação de alagamentos e desabrigados.
“A gente tem a Zona da Mata Sul muito afetada. Nesse momento, as equipes de assistência social, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, todos estão voltados para esta região. A cidade de São José da Coroa Grande é que hoje nos apresenta com maior preocupação”, afirmou.
Força-tarefa nas áreas atingidas
Segundo a governadora, o trabalho emergencial é liderado pela vice-governadora Priscila Krause, com atuação conjunta de diversas frentes, incluindo distribuição de alimentos, acolhimento de famílias desalojadas e desobstrução de vias.
“Nosso time técnico tem estado muito perto para que a gente possa dar a salvaguarda necessária, com distribuição de alimentos, com acolhimento, mas também colocar nossas máquinas, nossos equipamentos, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil atuando nesses municípios para desobstruir as vias e garantir que a volta da normalidade aconteça o mais breve possível”, explicou.
Raquel Lyra reforçou que o foco principal, neste momento, é salvar vidas e garantir apoio às famílias afetadas.
“O mais importante de tudo é conseguir salvar as vidas, acolher as pessoas que estão sem casa. Isso acontece isoladamente em municípios como São José da Coroa Grande”, reforçou.
Além das ações imediatas, a governadora destacou a busca por recursos federais para acelerar obras estruturadoras que ajudam a mitigar os efeitos das enchentes.
Raquel anunciou que o governo conseguiu destravar a construção da Barragem de Igarapeba, que terá termo de compromisso assinado com o presidente Lula e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Valdez Góes.
“A gente conseguiu já ter 97% pronta da barragem de Panelas, ela já cumpriu o seu papel, segurando a enxurrada para proteger cidades como Belém de Maria, que sempre sofriam com inundações. A barragem de Gatos está em andamento e a próxima é a de Igarapeba, seguida pela de Barra de Guabiraba”, detalhou a governadora.