Governo do Estado e prefeituras da RMR anunciam ações de prevenção para fortes chuvas
De acordo com diretora-presidente da Apac, Suzana Montenegro, previsão é intensificação das chuvas na Zona da Mata Sul, Agreste e RMR

A Região Metropolitana do Recife (RMR) pode enfrentar chuvas com intensidade moderada a forte nos próximos dias, principalmente na segunda (19) e terça-feira (20), de acordo com a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Diante deste cenário, o Governo de Pernambuco e as prefeituras do Grande Recife anunciaram ações de prevenção para minimizar os impactos das famílias que residem em locais de risco e que esperam há anos pela solução de demandas e pela garantia de segurança, moradia digna e qualidade de vida.
“A atualização da previsão do tempo da Apac indica uma intensificação das chuvas na Zona da Mata Sul, no Agreste e na Região Metropolitana do Recife, a partir da noite deste domingo e pela madrugada. A tendência é que essas chuvas se mantenham na categoria de moderada forte durante a segunda-feira”, destacou a diretora-presidente da Apac, Suzana Montenegro.
Governo de Pernambuco
Neste domingo, a governadora Raquel Lyra acompanhou, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICCE), o monitoramento das ações emergenciais para auxiliar os municípios e as movimentações de massas e chuvas na RMR, na Zona da Mata e do Agreste.
Raquel Lyra também comandou uma reunião, junto à vice-governadora Priscila Krause, com secretários estaduais e presidentes de órgãos, como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Entre as ações anunciadas pelo Governo do Estado, está o serviço de limpeza no Canal Beberibe, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) em apoio à prefeitura de Olinda.
Recife
No Recife, além de interditar quase 100 imóveis localizados em áreas de risco de deslizamentos, a prefeitura deu início à limpeza do Canal do Cavouco, no trecho situado no bairro da Iputinga, e vistoriou a obra de contenção de encostas na comunidade de Jardim Monte Verde.
As intervenções em Jardim Monte Verde estão sendo realizadas três anos após a morte de mais de 45 pessoas e ainda estão na primeira etapa.
No dia 24 de abril, moradores da comunidade realizaram um protesto para reivindicar ações de prevenção de deslizamentos e obras de saneamento básico. Jardim Monte Verde é uma zona limítrofe; fica no extremo sul do Recife e faz divisa com o município de Jaboatão dos Guararapes.
A capital pernambucana oferece cinco abrigos municipais, que já estão disponíveis para receber famílias e moradores em situação de risco, totalizando 430 vagas: Centro Social Bidu Krause, Escola Municipal Florestan Fernandes, Igreja Batista do Caçote, Escola Municipal Diácono Abel Gueiros e Abrigo Emergencial do Arruda. A lista atualizada pode ser acessada no site acaoinverno.recife.pe.gov.br.
A Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelos telefones 0800-0813400 e 3036-4873, ou pelo Conecta Recife. O atendimento é gratuito e acontece 24h por dia.
Jaboatão
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes anunciou que iria disponibilizar ônibus gratuitos para o deslocamento da população em situação de risco. Ao todo, trinta veículos estão à disposição dos moradores do município.
De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil, Elton Moura, na madrugada do sábado para o domingo, a Defesa Civil registrou 51 ocorrências, com a solicitação de lonas plásticas ou de informações.
A Defesa Civil do Jaboatão pode ser acionada de forma gratuita, com atendimento 24h por dia, pelos números 0800 281 2099 / (81) 99195-6655.
Olinda
Como ações de prevenção neste período chuvoso, a Prefeitura de Olinda anunciou a ampla divulgação de orientações claras sobre os cuidados básicos a serem adotados pela população em situações de alagamento. As ações destacam desde a correta higienização das mãos até os cuidados com o consumo de água e alimentos, evitando doenças como leptospirose, hepatite A e diarreias infecciosas.
Além disso, a Defesa Civil do município interditou cerca de 60 imóveis em áreas de risco durante operação que inclui vistorias, colocação de lonas e a ativação dos protocolos de evacuação.
A Defesa Civil de Olinda permanece de prontidão 24 horas. Os contatos são: 0800 081 0060 (telefone) e (81) 99266-5307 (WhatsApp).
Camaragibe
Em Camaragibe, a gestão municipal definiu o planejamento de ações preventivas para os próximos dias em caso de chuvas intensas.
De acordo com a prefeitura, um abrigo para 50 pessoas em um ginásio já foi definido e duas escolas estão de prontidão para ceder seus espaços em caso de eventualidades. A gestão afirmou que também tem um planejamento de alimentação diário com três refeições e três lanches para famílias que necessitem de atendimento, auxiliada pelos servidores da Cozinha Comunitária.
Em caso de urgência, a população pode acionar a Defesa Civil através dos números (81) 2129-9564, 99945-3015 (WhatsApp) e 153 (Central da Guarda Civil Municipal).