Chuvas em Olinda: Canal do Fragoso transborda, e CEHAB promete concluir obras no trecho em 4 meses
Locais como Jardim Atlântico, Peixinhos, Jardim Brasil e o entorno do Canal do Fragoso enfrentaram sérios transtornos; confira balanço

As fortes chuvas que atingiram Olinda, na Região Metropolitana do Recife, provocaram alagamentos em diversos bairros da cidade nesta quarta-feira (15).
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a cidade foi a terceira mais atingida pelas chuvas no estado de Pernambuco, chegando a um acumulado de 163,22 mm nas últimas 24h.
Locais como Jardim Atlântico, Peixinhos, Jardim Brasil e o entorno do Canal do Fragoso enfrentaram sérios transtornos.
De acordo com a Prefeitura de Olinda, seguem funcionando normalmente os serviços essenciais de saúde, segurança, defesa civil e mobilidade urbana.
Na Rua da Feira de Peixinhos, o cenário foi de ruas completamente cobertas pela água. O comércio local foi um dos mais prejudicados.
Já na Avenida Antônio da Costa Azevedo, moradores de um residencial ficaram ilhados após a via encher rapidamente. A reportagem do JC flagrou diversas pessoas se arriscando ao atravessar áreas inundadas.
Outro ponto crítico foi a Avenida Carlos de Lima Cavalcante, no Bairro Novo. A via, uma das principais do município, ficou bastante alagada, o que dificultou o tráfego de veículos e a circulação de pedestres.
Canal do Fragoso transborda em Olinda
O Canal do Fragoso voltou a causar problemas e transbordou na manhã desta quinta-feira (15).
Ruas e praças no entorno ficaram cobertas pela água, com registros de casas atingidas.
Diante do transbordamento, o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira, falou sobre a situação do trecho em obras e detalhou as medidas que estão sendo tomadas pelo estado.
“Esse canal está dividido em seis contratos em execução. Um deles é justamente o trecho que teve o transbordamento. Quando assumimos a gestão, ele estava com o contrato paralisado. Tivemos que rescindir e fazer uma nova licitação”, explicou.
“Já estamos com uma nova construtora executando a obra nesse trecho. Porém, é uma área em que a parede do canal é mais baixa que o nível normal — cerca de um metro e meio mais baixa —, o que facilita que a água se espalhe para a rua nesse ponto específico”, continuou.
“É um trecho que está em execução. Após esse período de chuvas, vamos esvaziá-lo com o uso de bombas para retomar os trabalhos. É uma obra rápida: em quatro meses conseguiremos concluir”, garantiu o diretor.
Paulo Lira também afirmou que a previsão do Governo de Pernambuco é concluir a obra completa do Canal do Fragoso até julho de 2026.
“Dentro da nossa programação, do cronograma de execução, é possível concluir até junho. O período chuvoso pode ter um impacto maior na obra, dependendo do tempo que teremos de chuva”, afirmou.
“Se esse período for insistente, pode ser que tenhamos um impacto no final da obra. Mas, normalmente, programamos que até junho do ano que vem teremos toda a obra concluída”, finalizou.
Serviços suspensos em Olinda
A Prefeitura anunciou a suspensão de diversas atividades por conta das fortes chuvas que atingem o município. A medida visa garantir a segurança da população e dos servidores públicos.
Foram suspensos:
- Serviços não essenciais
- Atendimento ao público nos órgãos municipais
- Atividades esportivas
- Atividades culturais
- Funcionamento de mercados públicos
- Outros serviços administrativos
- Aulas na rede municipal de ensino
Em situações de risco, acione os canais oficiais
Com a previsão de chuvas fortes ao longo do dia, a Defesa Civil orienta moradores a redobrarem a atenção em áreas vulneráveis, como encostas e locais com histórico de alagamento.
Canais de contato
- WhatsApp: (81) 9 9266-5307
- Telefone de emergência: 0800-081-0060
- E-mail: defesacivil@olinda.pe.gov.br
Como recuperar placa do veículo perdidas
A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que placas de veículos, como carros e motos, achadas durante as chuvas, podem ser entregues na sede do órgão, localizada na Avenida Dr. Joaquim Nabuco, nº 473, no bairro do Varadouro.
Para quem deseja reaver a placa do próprio veículo, é necessário ir ao mesmo endereço portando os documentos originais do automóvel correspondente.
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />