Chuvas em Olinda: canal do Fragoso transborda e várias ruas ficam alagadas; veja imagens
Cidade de Olinda foi a terceira mais atingida pelas chuvas, chegando a um acumulado de 125.5 mm nas últimas 24h

Devido as fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife (RMR) desde o final da tarde dessa quarta-feira (14), o canal do Fragoso, no município de Olinda chegou a transbordar na manhã desta quinta (15).
A cidade de Olinda foi a terceira mais atingida pelas chuvas, chegando a um acumulado de 125.5 mm nas últimas 24h, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
A equipe de reportagem da TV Jornal está desde as primeiras horas do dia acompanhado a situação das ruas da cidade. Todas as vias que ficam próximas ao canal estão alagadas. Moradores estão com dificuldade de sair de suas residências.


Aulas foram canceladas
A Prefeitura de Olinda também informou que, em virtude das chuvas, as aulas na rede municipal estão suspensas nesta quinta-feira (15).
"A administração municipal está monitorando a situação e tomará as medidas necessárias para assegurar a continuidade das atividades escolares assim que as condições climáticas permitirem", disse em nota.
Em caso de emergência, acione os canais oficiais
Diante da possibilidade de chuvas intensas ao longo do dia, órgãos de defesa civil recomendam atenção especial a áreas de risco, como encostas e regiões de alagamento.
- WhatsApp: (81) 9 9266-5307;
- Emergência: 0800-081-0060;
- E-mail: defesacivil@olinda.pe.gov.br.
Teve placa perdida durante as chuvas? Confira o que fazer
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, as placas de veículos, como carros e motos, que foram perdidas durante as chuvas, podem ser entregues na Secretaria, localizada na Avenida Dr. Joaquim Nabuco, 473, no Varadouro.
Já para recuperar uma placa perdida, é necessário comparecer ao mesmo endereço, com a documentação original do veículo correspondente.
O que diz Cehab sobre o canal do Fragoso
Em nota, a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), responsável pelas obras do Canal do Fragoso e da Via Metropolitana Norte, informou que está monitorando constantemente o nível da água no canal e nas áreas do entorno.
"Durante a execução da obra, em um trecho específico, ocorre o nivelamento da água do canal com a água acumulada na rua. Essa situação se deve ao rebaixamento da parede do canal neste trecho que estava inacabado e foi retomado pela atual gestão. Na mesma área está em construção um bueiro, que contribuirá para melhorar a capacidade de escoamento da água no local", disse a nota.
Ainda de acordo com a Cehab, cinco frentes de trabalho estão em andamento nas obras da Via Metropolitana e do Canal do Fragoso. A conclusão da fase final, segundo a companhia, vai até a ponte do Janga.
Acompanhe o plantão da TV Jornal ao vivo