CHUVAS FORTES | Notícia

Chuvas provocam desabamento de parte do teto no Hospital da Restauração

Parte do teto do Hospital da Restauração desaba devido às chuvas / Parte do teto do Hospital da Restauração desaba devido às chuvas

Por Cinthya Leite Publicado em 15/05/2025 às 13:19

As fortes chuvas que atingem a capital pernambucana causaram o desabamento de parte do teto, nesta quinta-feira (15), do Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife. O incidente ocorreu no quinto andar da ala norte da unidade, em uma sala onde técnicos de enfermagem preparam medicações para pacientes internados. Apesar da gravidade da situação, ninguém ficou ferido.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem do Estado de Pernambuco (Satenpe), Francis Hebert, o acidente poderia ter terminado em tragédia. "Graças a Deus, não houve danos maiores, não lesionou nem machucou nenhum profissional. Mas havia uma técnica de enfermagem no local que, por sorte, estava afastada do ponto onde o teto desabou", relatou.

Ele reforça denúncias sobre as más condições estruturais do hospital, a maior emergência pública do Norte e Nordeste do Brasil.

REPRODUÇÃO/WHATSAPP
Hospital da Restauração informa que nenhum profissional foi atingido com a queda parcial do forro de gesso em um dos postos de enfermagem da instituição - REPRODUÇÃO/WHATSAPP

"A gente vem mostrando que o Hospital da Restauração está em ruínas. Alertamos as autoridades, mas nenhuma medida de emergência é tomada. Vejo a hora de termos que noticiar uma tragédia com mortes de profissionais ou pacientes por causa de um teto que cai, um choque elétrico ou outro acidente evitável", alerta o presidente do sindicato.

Ele criticou ainda a falta de investimento e de vontade política para solucionar os problemas estruturais da unidade. "É lamentável a omissão do governo. Estamos falando de preservar vidas. Falta interesse político e investimento por parte do Estado de Pernambuco na saúde pública."

O Satenpe cobra providências urgentes do governo estadual para garantir a segurança de trabalhadores e pacientes na unidade. 

O que diz o Hospital da Restauração

Em nota, a assessoria de imprensa do Hospital da Restauração informa que "nenhum profissional foi atingido com a queda parcial do forro de gesso em um dos postos de enfermagem da instituição". 

Além disso, a unidade garante que "a assistência aos pacientes permanece acontecendo normalmente. A área foi isolada, e a equipe de Engenharia do HR está fazendo os reparos". 

Compartilhe