Chuva no Grande Recife: saiba onde mais choveu nas cidades da RMR
Em estágio de alerta por conta da chuva, as Prefeituras orientam a população para acionar a Defesa Civil dos municípios em casos de emergência

As fortes chuvas que iniciaram no final da tarde desta quarta-feira (14), e perduraram durante à noite, causaram alagamentos e transtornos nas ruas e avenidas do Recife e da Região Metropolitana. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), nas últimas três horas, até as 19h20, a cidade de Olinda teve 57.2 mm acumulados de água durante a maré alta. Já a capital pernambucana sofreu com os 49.9 mm de acumulados de chuva, seguido por Jaboatão dos Guararapes (48.9 mm), Goiana (40.9 mm) e Paulista (36 mm). Nas últimas 6h, até as 19h42, Olinda ultrapassou o acumulado de 90 mm, enquanto o Recife registrou mais de 80 mm.
A previsão da Apac indica a continuidade de pancadas de chuva ao longo desta quinta-feira (15), com intensidade moderada (pontualmente forte) Região Metropolitana do Recife, na Zona da Mata Norte e na Zona da Mata Sul.
Através das redes sociais, a Prefeitura do Recife informou que a cidade entrou estágio de atenção (amarelo). "Identificamos algumas ocorrências por causa das chuvas, como alagamentos e engarrafamentos. Também há a possibilidade de deslizamentos em áreas de morro. Dependendo de onde você esteja, sua rotina pode ser impactada. Nossas equipes estão trabalhando para minimizar os transtornos e evitar ocorrências mais graves", informou a gestão municipal da capital.
Em caso de necessidade, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil Recife, através do telefone 0800.081.3400. Já o número do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é o 192; do Corpo de Bombeiros 193; e da Emlurb 156.
"A gente tá no estágio de atenção, o COP vai estar de prontidão. Já tem abrigo aberto e outros três estão sob aviso. Vamos seguir acompanhando todos os parâmetros da cidade", afirmou o prefeito João Campos nas redes sociais.
Na cidade de Olinda, a prefeita Mirella Almeida informou que as equipes da Defesa Civil do município e de drenagem já estão realizando ações nas ruas. "Estamos acompanhando as fortes chuvas que caem na nossa cidade e estamos observando alguns pontos onde a água se acumula de forma mais intensificada. Nossa operação inverno está a todo vapor para minimizar esses danos. Estamos trabalhando de forma pontual nesses focos para ter uma resposta mais rápida e prática para a população", informou a gestora.
Em Jaboatão dos Guararapes, a Defesa Civil informou que nas últimas 24h choveu 80 milímetros no município, mas sem registro de vítimas. Em caso de necessidade, a população jaboatonense pode acionar a Defesa Civil da cidade através dos números: 0800.281.2099 e 9. 9195.6655 (Whatsapp). O atendimento é 24h.
Previsão do tempo
Nesta quinta-feira (15), a previsão do tempo da Apac para a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Sul, é de um dia nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia, com intensidade moderada.
Já no Agreste e no Sertão do Estado, a previsão é de um dia nublado, mas sem chuva.