DESABAMENTO | Notícia

Moradores e vizinhos temem novo colapso e aguardam demolição do edifício Kátia Melo

Moradores do edifício aguardam pela demolição do que restou; muitos se concentraram em frente ao local nesta quarta-feira (07); veja detalhes

Por Thiago Seabra Publicado em 07/05/2025 às 15:07

Um dia após o desabamento do Edifício Kátia Melo, os moradores do prédio aguardam pela demolição do que restou do prédio nesta quarta-feira (07). Muitos se concentraram em frente ao local esperando por respostas.

O edifício fica localizado na Rua Joaquim Marquês de Jesus, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife.

Em contato com a Prefeitura de Jaboatão, o JC foi informado que está acontecendo no momento da publicação desta matéria uma reunião para definir possíveis auxílios para os moradores que perderam seus apartamentos.

Veja vídeo do prédio após o desabamento

Moradores buscam novo recomeço

A contadora Neusa Sobreira, que habitava o edifício há 28 anos, onde criou seus dois filhos, perdeu a moradia e foi acolhida por uma vizinha.

Ela aguarda uma resposta da administradora do condomínio e está procurando um apartamento mobiliado para ficar temporariamente.

Neusa relatou que uma rachadura começou na parte de baixo e depois se espalhou. De acordo com a moradora, sua porta não abria mais, e ela e outras duas pessoas ficaram presas em seus apartamentos.

"Agora eu vou sair para procurar apartamento. Acredito que vou pegar um quitinete mobiliada, ficar dois ou três meses e depois ir embora. A rachadura era mais aqui embaixo, depois foi dando rachadura 'pouquinha'... minha porta não abria mais, eu fiquei presa, outras duas pessoas ficaram presas no apartamento. Estou muito feliz, pois quando eu saí, caiu", disse.

A Guarda Municipal permanece no local para evitar que pessoas entrem no condomínio e para inibir saques de grades e pertences dos 16 apartamentos.

Dois estabelecimentos comerciais e uma casa ao lado do prédio foram interditados, visto que o edifício ainda corre risco de desabar.

Gabriel Ferreira/JC Imagem
Desabamento do edifício Kátia Melo, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes - Gabriel Ferreira/JC Imagem

Receio de desmoronamento antes da demolição

Entrevistada pela reportagem da TV Jornal, a engenheira civil Ayana Karla falou sobre a movimentação na rua e a respeito da possibilidade de uma queda da construção antes da demolição.

"O que restou precisa ser demolido. Veio uma equipe e fizeram o levantamento. Vão fazer os orçamentos para poder liberar os imóveis e resolver toda essa questão, sem ficar correndo pra ninguém. Fica o receio de cair sem ser demolido. Mas eu acredito que com a demolição, com certeza vão ser contratados profissionais qualificados, vai dar tudo certo", disse.

Saiba como acessar o JC Premium

Compartilhe