Alepe vence premiação nacional de inovação no setor público com projeto voltado ao público infantil
‘Alepinha Literária’ foi o único projeto do Nordeste entre os 15 finalistas da Feira de Cases da Redes Wegov, realizada em Santa Catarina

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) conquistou o primeiro lugar na 14ª edição da Feira de Cases da Redes Wegov, uma das principais premiações do país voltadas à inovação no setor público. A iniciativa vencedora foi o projeto Alepinha Literária, que utiliza livros infantis para abordar, de forma lúdica, conceitos de cidadania e o papel do Poder Legislativo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30), durante o evento realizado em Florianópolis (SC).
Único representante do Nordeste entre os 15 projetos selecionados para a etapa final, o ‘Alepinha Literária’ foi idealizado pela jornalista Carly Falcão e lançado em 2023, durante a Bienal Internacional do Livro, em Olinda. A ação é promovida pela Superintendência de Comunicação da Alepe e tem como público-alvo crianças de 0 a 6 anos.
A primeira obra da coletânea, "Quem Mora no Palácio Azul", apresenta de forma acessível o que faz um deputado estadual, estimulando a compreensão infantil sobre empoderamento e representatividade.
O livro "Os Donos do Parquinho" discute o uso coletivo dos espaços públicos e o respeito aos direitos e deveres dos cidadãos.
Já em "Cheia de Direito", é abordado o combate ao trabalho infantil, sendo desenvolvida em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Movimento Pró-Criança. As ilustrações são assinadas pela designer Lara Morgado.
“Essa premiação nacional traz muita satisfação. Não somente no âmbito pessoal, mas enquanto profissional, escritora, mãe, servidora pública. É muito importante o reconhecimento de um projeto que estimula a educação infantil, a educação legislativa, a educação para a cidadania. Esse reconhecimento só renova a esperança de que podemos empoderar ainda mais nossas crianças. Acreditamos que o ‘Alepinha Literária’ pode crescer muito mais e esperamos que esse prêmio possa sensibilizar outros órgãos públicos a elaborar projetos semelhantes”, afirmou a jornalista Carly Falcão, idealizadora do projeto.