Luto | Notícia

Morre "Seu Vital", dono da Venda de Seu Vital, aos 84 anos

O comerciante e dono da tradicional "Venda de Seu Vital", no Poço da Panela, morreu após sofrer parada cardíaca, nesta quinta-feira (1)

Por JC Publicado em 01/05/2025 às 15:51 | Atualizado em 01/05/2025 às 15:52

Morreu, nesta quinta-feira (1), aos 84 anos, o comerciante Vital José de Barros, conhecido como "Seu Vital", dono da tradicional Venda de Seu Vital, localizada no bairro do Poço da Panela, na Zona Norte do Recife. 

Vital, que completaria 85 anos neste dia 1º de maio, faleceu após sofrer uma parada cardíaca. O comerciante estava internado desde o dia 24 de abril, por problemas respiratórios. 

Em 2024, a Venda de Seu Vital foi transformada em Patrimônio Imaterial do Recife, em proposta apresentada pela vereadora Cida Pedrosa e sancionada pelo prefeito do Recife, João Campos

Nas redes sociais, o prefeito lamentou a morte de Vital, em publicação nas redes sociais. João Campos destacou que o espaço é "símbolo da cultura local".

“Recebi com tristeza a notícia da partida de Seu Vital, dono da histórica Bodega de Seu Vital, no Poço da Panela. O espaço é símbolo da cultura local após décadas de funcionamento e eu tive a honra e alegria de aprovar em 2024 a lei que transformou a venda em Patrimônio Imaterial do Recife. Meus sentimentos à família e a todos que o admiravam”, afirmou o prefeito.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou nota de pesar, lamentando a morte de Vital e destacando a importância da Venda, como ponto de encontro da boemia recifense. 

“Conhecido como Seu Vital, ele fez da resistência e da celebração cultural causa e casa, sustentando por décadas a bodega que viria a se confirmar uma das maiores tradições e pontos de encontro da boemia recifense: a Venda de Seu Vital, no Poço da Panela. Desde 17 de outubro de 2024 a Venda é considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife. Todas as sanfonas recifenses hoje choram de saudade do anfitrião do arrasta-pé mais autêntico e tradicional da cidade", diz a nota.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe