INFRAESTRUTURA | Notícia

Transformador gigante está estragando o pavimento da BR-101? Entenda o que está acontecendo

Afinal, são 600 toneladas em deslocamento pela rodovia federal mais importante no Estado, por três dias, a uma velocidade de 7 km/h

Por Roberta Soares Publicado em 01/05/2025 às 11:15 | Atualizado em 01/05/2025 às 11:47

Apesar da atração social que se transformou a escolta do transformador gigante de energia eólica - pelo menos no primeiro deslocamento, em março -, muita gente tem se perguntado se tanto peso não estaria comprometendo a infraestrutura rodoviária da BR-101 no trecho entre o Grande Recife e a Paraíba, exatamente por onde os dois equipamentos passaram. Afinal, são 600 toneladas em deslocamento pela rodovia federal, por três dias, a uma velocidade de 7 km/h.

O transformador é idêntico ao primeiro e possui 250 toneladas, 11,24 metros de comprimento, 4,20 metros de largura e 4,59 metros de altura. A combinação de veículos que irá transportar o equipamento tem 113,75 metros de comprimento, 6,90 metros de largura e 5,25 metros de altura. Somado ao transformador, o conjunto possui um Peso Bruto Total de 600 toneladas.

Mas enfim, há ou não prejuízo para o pavimento da BR-101?

Os operadores garantem que não. Isso porque precisaram dividir todo o peso em diversos eixos para atender às exigências legais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Em entrevista ao Programa Passando a Limpo, na Rádio Jornal, o engenheiro de Operações da Saraiva Equipamentos, Theo Morais, responsável técnico pela operação, a logística exige precisão extrema na distribuição do peso para não causar danos ao asfalto ou às estruturas viárias ao longo do trajeto.

“Temos 44 eixos, cada um com 8 pneus, o que permite distribuir o peso de forma equilibrada. Cada eixo carrega cerca de 12 toneladas, o mesmo limite suportado por uma carreta comum”, explicou nesta quinta-feira (1ª/5), primeiro dia da escolta do segundo transformador gigante pela BR-101.

EXIGÊNCIAS PARA TRANSPORTE NAS RODOVIAS

Sidney Lucena
Segundo transformador gigante de energia é transportado pela BR-101 entre Pernambuco e a Paraíba - Sidney Lucena

A autorização para o deslocamento é concedida pelo DNIT e exige que todas as estruturas do caminho — como pavimentos, pontes e viadutos — estejam aptas a suportar a carga. “O DNIT autoriza considerando 450 toneladas sobre os eixos, pois os outros 150 se referem aos cinco caminhões tracionando a carreta”, detalha Morais.

Com uma velocidade média entre 6 e 7 km/h, a estimativa é que o trajeto leve aproximadamente 15 dias para ser concluído. Devido à largura total de 6,90 metros — o equivalente a uma pista inteira de uma via duplicada — é necessário interromper totalmente o tráfego durante a passagem do comboio. “Pedimos compreensão da população. É importante que as pessoas se organizem com antecedência, pois a via estará fechada durante a operação. Casos emergenciais, como ambulâncias, são tratados pontualmente”, complementa o engenheiro.

O trecho mais crítico até agora, diante da experiência da escolta do primeiro transformador, em março, foi na cidade de Paulista, no Grande Recife, onde a estrutura urbana exigiu atenção redobrada.
Além dos desafios técnicos, a operação tem chamado atenção por onde passa, tornando-se um verdadeiro acontecimento local. “Já tivemos de tudo: pedido de casamento, seresta, homem-aranha, bolo de aniversário e até pizza de dois metros”, conta Morais com bom humor.

CURIOSIDADES DA ESTRUTURA DE TRANSPORTE

PRF
Segundo transformador gigante de energia é transportado pela BR-101 entre Pernambuco e a Paraíba - PRF

Com consumo estimado em 500 metros por litro, os caminhões que estão puxando o transformador são super-reduzidos, equipados com tanques de mil litros e se deslocam a uma velocidade máxima de 40 km/h. O comboio é abastecido diariamente, no fim do dia, por um caminhão-comboio, que funciona como posto móvel.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA ESCOLTA DO TRANSFORMADOR

A escolta terá início às 5h da quinta-feira (1), no Km 94 da BR 101, no Cabo de Santo Agostinho, e passará pelos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Recife e Paulista, com previsão de chegada às 14h no Km 53 da rodovia, em Paulista.

Na sexta-feira (2), a escolta sairá de Paulista às 5h e passará pelas cidades de Abreu e Lima e Igarassu, com previsão de parada no final da tarde no posto da PRF de Igarassu, no Km 29 da BR 101.

Na segunda-feira (5), a escolta reinicia o percurso às 8h e irá passar por Goiana, até chegar na Paraíba. O destino final da carga é uma planta eólica localizada entre as cidades de Nova Palmeira e Campina Grande/PB.

ROTAS ALTERNATIVAS PARA DESLOCAMENTO

Sidney Lucena
Segundo transformador gigante de energia é transportado pela BR-101 entre Pernambuco e a Paraíba - Sidney Lucena

A PRF irá criar pontos de controle e direcionar o tráfego de veículos de passeio para vias locais. “A medida é necessária porque o tamanho da carga e seu peso exigem que os veículos da escolta transitem no meio das faixas de rolamento e em uma velocidade média bastante reduzida, de 7 Km/h”, explica a PRF.

A escolta será realizada por 12 viaturas e oito motocicletas da PRF, além de contar com carros de apoio, que irão acompanhar uma combinação de veículos composta por três caminhões e dois semirreboques de grandes dimensões, além de uma base onde o transformador será transportado.

As equipes de escolta irão direcionar o trânsito para vias locais que passam pelas cidades. Na sexta-feira (2/5), os veículos de passeio poderão transitar na faixa de ônibus localizada entre as cidades de Abreu e Lima e Igarassu, no sentido Recife – João Pessoa, durante a passagem da escolta pelas cidades.

Confira alguns pontos de desvio para sair da BR 101:

1- BR 101 – Km 103 - Charneca – saída da rodovia em direção à BR 101 antiga – Pontezinha – Jaboatão dos Guararapes

2 – BR 101 – Km 82 – Viaduto da Coca-Cola – saída da rodovia em direção à Estrada da Batalha em Jaboatão dos Guararapes

3 – BR 101 – Km 80 – Fórum de Jaboatão dos Guararapes – saída da rodovia em direção a Prazeres

4 – BR 101 – Km 76 – Ibura – saída para a Avenida Dois Rios em direção ao Ipsep

5 – BR 101 – Km 73 – Ibura/Milagres - saída para a Avenida José Rufino

6 – BR 101 – Km 71 – Hospital da Mulher no Curado - saída para a Avenida Abdias de Carvalho

7 – BR 101 – Km 67 – Viaduto da Caxangá – saída para a Avenida Caxangá

8 – BR 101 – Km 64 – Viaduto de Dois Irmãos – saída para a Avenida 17 de agosto

9 – BR 101 – Km 63 – Terminal da Macaxeira – saída para a Avenida Norte

DESVIOS PARA EVITAR A RETENÇÃO DE TRÁFEGO PROVOCADA PELA ESCOLTA

A PRF sugere alguns desvios para os motoristas que precisam trafegar pela BR-101 exatamente nos dias e horários do transporte do transformador. São desvios mais longos, é importante destacar, mas que permitem evitar a retenção que acontecerá devido à escolta.

DESVIOS PARA QUEM SAI DO LITORAL SUL EM DIREÇÃO AO RECIFE

- No Km 125 da BR-101, em Escada, há um acesso para a PE-45, em Maçau-açu, e em seguida o motorista pode acessar a BR 232, em Vitória de Santo Antão. De lá, o condutor segue em direção a Moreno e chega em Jaboatão dos Guararapes/Recife

DESVIOS PARA QUEM SAI DO RECIFE E QUER CHEGAR EM JOÃO PESSOA

- O motorista pode seguir pela BR-232 até Caruaru e, no Km 130 da rodovia, pode acessar a BR-104, em direção a Toritama e Taquaritinga do Norte. Em seguida, segue até Campina Grande e de lá acessa a BR-230 em direção a João Pessoa.

DESVIO PARA QUEM SAI DA MATA SUL E QUER CHEGAR EM JOÃO PESSOA

No Km 190 da BR-101, em Palmares/PE, há um acesso para a PE-126, em Lajedo, e em seguida acessa a PE-120 em direção a Catende. De lá, o motorista segue até a BR-104 e chegará à Agrestina. Em seguida, continua pela BR-104 em direção a Caruaru, Taquaritinga do Norte e Campina Grande, até chegar na BR-230 e seguir para João Pessoa.

Compartilhe