Voz do Leitor, 20/05: Praça do Derby às escuras
Diante da insegurança na região central da cidade, leitor da coluna solicita à Prefeitura do Recife a substituição das lâmpadas queimadas dos postes

Praça do Derby às escuras
Alô, Prefeitura do Recife, os trabalhadores que precisam pegar transporte público na Praça do Derby, na região central da cidade, ficam às escuras. Além da quantidade de pessoas mal intencionadas - há vários assaltos nos pontos de ônibus - que ficam rondando o local, agora também há essa situação de a iluminação pública não está funcionando. Peço urgentemente que a Prefeitura faça a devida substituição das lâmpadas queimadas e a Polícia Militar seja mais efetiva na localidade.
Genival Paparazzi, por e-mail
Recife sem infraestrutura para os dias chuvosos
Sai ano, entra ano, e os problemas de alagamentos no Recife continuam. E o prefeito João Campos e sua equipe (o partido dele está no poder há praticamente 15 anos), como sempre, culpando o excesso de chuvas como se isso fosse algo raro. Obras como dragagem dos rios, dos canais, de contenção de alagamentos ficam só no papel. E mais, o crescimento desordenado do Recife só faz piorar esse caos causado pelas chuvas com a permissão cada vez mais de construções de espigões com 25, 30 ou mais andares em tudo que é lugar, sem que se faça um estudo se a área saneada (muitas nem são) suporta essas construções, sem falar nas constantes invasões de áreas impróprias para construções.
Marco Wanderley, por e-mail
Alagamentos na Avenida Abdias de Carvalho
É impressionante a inércia do prefeito João Campos. Nesta coluna, em 27/06/23, apontei solução para os alagamentos constantes que ocorrem na Avenida Abdias de Carvalho, em frente à CHESF, no bairro de San Martin, na Zona Oeste da capital, mas nenhuma providência foi tomada pela Prefeitura do Recife. O prefeito e seus assessores, com certeza, não leem esta coluna e não se preocupam com os eleitores.
Douglas Lobato, por e-mail
Falta de manutenção do DNIT
Na última sexta-feira (16), ao voltar da cidade de São Caetano, no Agreste do Estado, para Recife, pela BR-232, notei a falta de manutenção nas lombadas eletrônicas nesse trecho. Diante de dias de chuvas intensas nos últimos dias - e viajei à noite -, percebi que as lombadas antigas não têm as luzes amarelas piscando, e as novas não apresentam faixas refletivas no poste das câmeras, nem placa indicando o limite de velocidade. Se o órgão (DNIT) quer cobrar a irregularidade do condutor, precisa evitar ser cobrada das suas.
Paulo de Luna, por e-mail
Escândalo do INSS
O escândalo no INSS mostra como o governo Bolsonaro e o Congresso, na época, trataram segurados e aposentados. Uma verdadeira falta de respeito num momento de vida em que mais se precisa de apoio e atenção. Esses convênios irregulares se arrastaram por anos e só foi feito algo agora, a partir do conhecimento do atual governo federal. Nas aposentadorias dos parlamentares e da elite do funcionalismo público, as notícias são sempre de ganhos indevidos, nunca de descontos compulsórios.
Fausto Jader, por e-mail
Resposta do Consórcio de Transporte Metropolitano
Em resposta ao leitor Roberto Barros, na Coluna Voz do Leitor do dia 18 de maio de 2025, a Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, informa que uma equipe da Diretoria de Engenharia e Manutenção será enviada ao local para realizar uma avaliação detalhada da situação e, com a conclusão da análise, posterior substituição do equipamento. Ressaltamos que o usuário pode registrar seu elogio, sugestão, solicitação, reclamação ou denúncia, na Central de Atendimento ao Cliente, das 6h às 18h, no número 0800 081 0158 ou no WhatsApp 99488-3999.
Assessoria de Imprensa