Nordestino com muito orgulho
Com presença marcante em quatro estados da região, o Grupo JCPM comemora nove décadas de trabalho e dedicação ao desenvolvimento do Nordeste

Foi na Serra do Machado, em Ribeirópolis, no estado de Sergipe, que tudo começou, há quase um século. Com uma mercearia, criada por Pedro Paes Mendonça, que hoje pode ser vista como a fundação de um grupo empresarial de múltiplas atuações, dedicado ao Nordeste com afinco e indisfarçável orgulho. O Grupo JCPM, do qual faz parte do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, atualmente marca presença em quatro estados da região, sempre levantando as bandeiras da importância das raízes e da valorização do povo nordestino para a formação e o crescimento do Brasil.
Sem abandonar o compromisso inaugural com o desenvolvimento regional, o Grupo JCPM se firma ao longo de nove décadas como referência de ética, profissionalismo e competência, unindo a maleabilidade necessária para se diversificar, num país de economia instável e diversas dificuldades para o espírito empreendedor. Mas desde que começou a ajudar o pai na mercearia, João Carlos Paes Mendonça, agora aos 86 anos em plena capacidade criativa e de gestão, soube enfrentar e superar as adversidades, tornando-se um dos maiores exemplos da versatilidade do empreendedorismo no Brasil, especialmente no Nordeste.
Liderança no segmento de shopping centers na região e entre os cinco maiores do país, com presença diversificada nos estados de Pernambuco, Sergipe, Ceará e Bahia, o Grupo JCPM tem outro marco na instalação da primeira loja do supermercado Bompreço no Recife, em Casa Amarela, quase 60 anos atrás, em 1966. Mais tarde, o Bompreço chegou a ser uma rede superior a uma centena de lojas, espalhadas em vários pontos do território brasileiro, com 22 mil funcionários. Graças ao tino comercial e à visão de negócios de João Carlos Paes Mendonça.
Em outro momento relevante para Pernambuco e a região, o Grupo JCPM assumiu o controle do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação em 1987 – instante histórico de um Brasil que se redemocratizava, e teria uma nova Constituição no ano seguinte. O fortalecimento da imprensa livre era uma demanda necessária da sociedade. A estabilidade e a seriedade do Grupo JCPM alicerçaram um novo tempo para o Jornal do Commercio e os demais veículos do SJCC, que atravessaram a virada de século e do milênio como modelos para o jornalismo brasileiro – sempre ressaltando o compromisso com a prosperidade regional e a justiça social.
A inauguração da nova sede do SJCC Interior, em Caruaru, em 2018, selou este compromisso com os pernambucanos, traduzido na expansão de conteúdos de qualidade, ancorados na informação em fonte segura e a credibilidade garantida de profissionais reconhecidos no jornalismo. No ano seguinte, em 2019, a reafirmação do valor da imprensa ganhou ênfase com a comemoração do centenário deste Jornal do Commercio, patrimônio atuante da imprensa nacional, exemplo de comunicação do Nordeste para todo o país.
O orgulho que vem da identidade do povo nordestino, da vocação para o trabalho e da determinação para a realização dos sonhos, congrega todos os que fizeram e fazem parte do Grupo JCPM, transmitindo às novas gerações o apego à nordestinidade.