Grupo JCPM 90 anos: João Carlos e Auxiliadora, cumplicidade na vida e nos negócios
Casada com o empresário desde 1960, depois de namorarem quatro meses e noivarem por um ano, dona Auxiliadora se tornou companheira também nos negócios

Se João Carlos atua em 78 anos dos 90 que o Grupo JCPM completa, Maria Auxiliadora Paes Mendonça marca presença nessa trajetória há mais de seis décadas. Casada com o empresário desde 1960 – depois de se conhecerem em um baile na Associação Atlética do Banco Brasil (AABB) de Itabaiana, interior de Sergipe, namorarem quatro meses e noivarem por um ano –, “dona Auxiliadora” se tornou uma companheira também nos negócios.
Após o casamento, o destino da lua de mel foi a capital pernambucana, onde nem imaginavam que seis anos mais tarde nasceria a marca Bompreço. Auxiliadora foi determinante na escolha do local onde seria aberta a primeira de mais de 90 lojas. “Ela foi nossa principal consultora e mediadora”, lembra João Carlos Paes Mendonça sobre a opção pelo bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife.
Durante o período de expansão acelerada das lojas de supermercado, até a década de 1980, era vista com frequência nas lojas do Recife ao lado de João Carlos, inclusive aos fins de semana, para acompanhar as operações e observar cada detalhe. A cumplicidade se repetiu nas agendas oficiais da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), do Conselho Monetário Nacional (CMN) e de viagens internacionais para buscar novidades do setor.
Com as mudanças nos negócios e os investimentos nos shoppings, a participação de dona Auxiliadora permanece, agora, como gesto romântico: os RioMar Recife, Fortaleza e Kennedy foram inaugurados no dia do aniversário dela, 29 de outubro. “Prometi à família que iria cuidar bem dela. Estou pagando essa promessa até hoje, com todo carinho. Porque ela é o show da minha vida! A minha vida é dela e ela diz que a vida dela é minha”, diz João Carlos.