COMEMORAÇÃO | Notícia

Grupo JCPM 90 anos: Amigos e autoridades prestigiam noite de celebração no RioMar Recife

O empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM, recebeu convidados em evento realizado nesta segunda-feira (12), no Teatro RioMar

Por Filipe Farias Publicado em 13/05/2025 às 0:17

Em uma noite repleta de emoção e homenagens, o Grupo JCPM celebrou, nesta segunda-feira (12), 90 anos de fundação. Em solenidade realizada no Teatro RioMar, na Zona Sul do Recife, o empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM, recebeu autoridades, políticos, empresários, amigos e familiares para comemorar a data e agradecer aos parceiros de sua trajetória empresarial.

Com o slogan “Orgulho de ser Nordestino”, o Grupo JCPM é referência nos setores de Shopping Centers, com participação em 11 empreendimentos, Imobiliário e de Comunicação, com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). Ao todo, soma investimentos nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe e Ceará, impulsionando a geração de quase 50 mil empregos na Região Nordeste.

"A história do Grupo JCPM se mistura com a história de desenvolvimento de Pernambuco. Um grupo que sempre esteve à frente do tempo, trazendo inovações em todos os setores que atua, na área do varejo e agora na área de shopping centers. É também muito responsável por essa nossa identidade nordestina, a partir de uma sensibilidade muito grande, quando lançou um slogan que jamais deixou de ser usado por todos nós que é ‘Orgulho de ser Nordestino’ e também ‘Orgulho de ser Pernambucano’. Então, o grupo que hoje completa 90 anos, iniciado na Serra do Machado, no estado do Sergipe, emprestou para Pernambuco todo seu talento, através da liderança do senhor João Carlos Paes Mendonça, fazendo jus a tradição de Pedro Paes Mendonça, seu pai, e que a gente tem com o grupo um grande parceiro para discutir o desenvolvimento de Pernambuco e as soluções do nosso Estado. Vida longa ao Grupo JCPM", parabenizou Priscila Krause, governadora em exercício de Pernambuco.

Jailton JR / JC Imagem
A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, prestigiou o evento em comemoração aos 90 anos do Grupo JCPM - Jailton JR / JC Imagem
 

O prefeito do Recife, João Campos, enalteceu o espírito empreendedor do presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça. "É uma história que o Nordeste conhece, do nascimento em Sergipe, mas do abraço ao Nordeste, mas em especial aqui no Recife, em Pernambuco, onde o senhor João Carlos estabeleceu a sua vida e deu outra dimensão ao grupo, passando por diversas áreas importantes da atividade econômica e fazendo essa que é a sua grande obra social, que é de gerar oportunidades e empregos. A gente sabe que a vida empreendedora, seja de quem é muito pequeno, seja quem é muito grande, sempre vai ter muitos desafios. E a capacidade de olhar com fé para o futuro, com capacidade de resiliência, de superar os desafios, é o que faz toda a diferença. Exatamente o que JCPM vem fazendo", destacou João Campos.

Jailton JR / JC Imagem
O prefeito do Recife, João Campos, parabenizou o empresário João Carlos Paes Mendonça, pelos 90 anos do Grupo JCPM - Jailton JR / JC Imagem
 

O ex-governador de Pernambuco, Gustavo Krause, mencionou a grande lição que o grupo deixa para todo brasileiro. "O Grupo JCPM se oferece e se dá para todo pernambucano através de muitos exemplos. Um deles é o exemplo de quem venceu a diversidade, o exemplo de um homem que tem a visão empreendedora, que é uma coisa que vai além da vista e além da vida, porque deixa um grande exemplo. Então, o JCPM dá todas essas lições e, para mim, a principal delas é uma lição muito importante que é a de não descrer do Brasil. Isso é uma prova de que o Brasil tem jeito", frisou.

Deputados federais presentes

O deputado federal Lula da Fonte, presidente interino da Câmara dos Deputados, exaltou o espírito de liderança do empresário. "O senhor João Carlos Paes Mendonça é uma referência para Pernambuco e para o Brasil… Gerando tantos empregos e sendo essa referência para os microempreendedores, que olham para a trajetória dele como espelho na hora de empreender e de buscar o mesmo sucesso. Temos de louvar empresários como JCPM", ressaltou o parlamentar.

O presidente do Partido Progressista (PP) de Pernambuco, o deputado federal Eduardo da Fonte, também comentou sobre o lado humano do presidente do Grupo JCPM. "O senhor João Carlos, esse empresário de sucesso, é uma inspiração para todos nós pernambucanos. Um líder de integridade e de respeito às pessoas. Então, hoje, participar de um momento tão especial como esse é motivo de muita alegria para mim como pernambucano", comentou.

Jailton JR / JC Imagem
O ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, e o deputado estadual, Jarbas Filho, prestigiaram o empresário João Carlos Paes Mendonça, pelos 90 anos do Grupo JCPM - Jailton JR / JC Imagem
Jailton JR / JC Imagem
O deputado estadual João Paulo ao lado do empresário João Carlos Paes Mendonça, no evento de 90 anos do Grupo JCPM - Jailton JR / JC Imagem
Jailton JR / JC Imagem
O empresário João Carlos Paes Mendonça recebeu autoridades, políticos, empresários e amigos no evento comemorativo dos 90 anos do Grupo JCPM - Jailton JR / JC Imagem
Jailton JR / JC Imagem
O empresário João Carlos Paes Mendonça recebeu autoridades, políticos, empresários e amigos no evento comemorativo dos 90 anos do Grupo JCPM - Jailton JR / JC Imagem

Já o deputado federal Mendonça Filho enfatizou a diversidade empresarial do grupo e a preocupação social com a comunidade onde atua. "É um dos maiores grupos empresariais não só do Norte e Nordeste, mas do Brasil. E com algumas características, eu diria, muito especiais. O foco no empreendedorismo bem amplo, nascendo no varejo e também atuando no setor de comunicação, no setor de shopping centers e também no setor imobiliário... E sempre com um compromisso social, não só gerando oportunidades para os jovens, com cursos de formação e qualificação profissional, mas sobretudo gerando empregos e desenvolvimento. Para mim, se tem um grupo que é exemplar em todas essas características de empreendedorismo e preocupação social é o grupo JCPM", pontuou Mendonça Filho.

Referência para o empresariado

O empresário Gustavo Dubeux valorizou o legado que João Carlos Paes Mendonça está construindo em todo País. "Esses 90 anos de sucesso faz com que nós, nordestinos, sintamos um orgulho muito grande, pois esse slogan ‘Orgulho de ser Nordestino’ é verdadeiro. É uma família guerreira e que vem fazendo um bem muito grande por onde atua aqui no Nordeste. É uma empresa genuinamente nordestina, que vem deixando um legado muito grande", frisou o presidente da Moura Dubeux.

Responsável pela atração musical, o cantor Santanna contagiou o público presente no teatro ao cantar o jingle 'Isso é Pernambuco, falando para o Mundo', tocada na Rádio Jornal e que traduz a missão do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), com todos cantando em uníssono. "Que alegria estar aqui essa noite. Isso para mim é uma honra, é um motivo de júbilo, porque 90 anos não é para qualquer besta. E de repente você coadjuvar junto com outros valores é de suma importância. Eu fico muito feliz de poder passar para a eternidade agora. Isso é Pernambuco falando para o mundo, se o mundo não quer ouvir, o problema é do mundo, mas que a gente fala a verdade, fala", brincou Santanna.

Jailton JR / JC Imagem
Na apresentação musical, Santanna, o cantador, entoou o tradicional jingle 'Isso é Pernambuco, falando para o Mundo', que representa a missão do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), que faz parte do Grupo JCPM - Jailton JR / JC Imagem

Além do sucesso empresarial, o Grupo JCPM também é referência no setor da comunicação. "Eu acompanho João Carlos Pais Mendonça há muito tempo. Já tive a honra e o prazer de acompanhá-lo até a cidade de Serra do Machado, a convite dele, para ver a sua origem. E a minha origem também foi no Jornal do Commercio, onde comecei. Quando voltei da cobertura da Copa do Mundo de 1970, o JC estava falido e eu achava que nunca mais ia se recuperar. Na época, eu tive que sair da empresa, pois eu já tinha um filho e precisava de renda. Foi quando surgiu João Carlos Paes Mendonça e recuperou a empresa. Então, todos nós da imprensa temos uma dívida com ele, porque além de recuperar o maior grupo de comunicação que nós temos até hoje, que é o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, ele tem um carinho muito especial com todos nós jornalistas e salvou o Jornal do Commercio", relembrou o jornalista Francisco José.

"Eu acho que ele é uma referência em todos os campos que ele abraçou. É extraordinária essa trajetória dele, de vir de onde ele veio e chegar onde ele chegou. Eu acho que ele é acima de tudo uma inspiração, como empresário, como cidadão, como nordestino, como homem que empregou todas empresas, gerando mais riqueza e ajudando, dando oportunidades para outros nordestinos. Eu acho ele um ícone e a gente está aqui para aplaudir e admirar", enalteceu a jornalista Beatriz Castro.

Compartilhe