Grupo JCPM 90 anos: De uma mercearia no interior de Sergipe a um dos maiores grupos do Brasil
Confira os principais marcos que resgatam a história do Grupo JCPM, conectando os acontecimentos que moldaram a identidade do grupo até hoje

Ao longo de nove décadas, o Grupo JCPM construiu uma trajetória marcada por uma visão empreendedora e inovadora, sempre comprometida com o desenvolvimento regional e impacto social. Confira os principais marcos que resgatam sua história, conectando os acontecimentos que moldaram essa identidade.
1935
Pedro Paes Mendonça, pai de João Carlos, abre uma mercearia na Serra do Machado, povoado do município de Ribeirópolis, Sergipe. É o início da história do Grupo JCPM.
1945
Pedro Paes Mendonça abre a primeira loja na área urbana de Ribeirópolis (SE).
1946
Aos 9 anos, João Carlos começa a trabalhar com o pai.
1951
Grupo inaugura sua loja de atacado no Centro da capital, Aracaju, em um endereço de destaque para o comércio da época, a Rua Santa Rosa.
1957
Abertura da filial na cidade de Propriá, Sergipe, o principal entreposto comercial do Estado na época.
1959
João Carlos torna-se sócio do pai no armazém, que passa a se chamar Pedro Paes Mendonça e Cia.
1962
João Carlos inaugura supermercado piloto em Propriá (SE).
1966
Criação da marca Bompreço: primeira loja, com 518m², é inaugurada no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife (PE). João Carlos assume o comando do grupo.
1967
Inauguração do Bompreço no bairro da Madalena, no Recife.
1968
Rede Bompreço passa a adotar o cartão fidelidade, que permitia o cadastro prévio dos clientes. Uma inovação para a época.
1969
Inauguração de mais lojas no Recife: Bompreço Ceasa, na Zona Oeste, e Parque Amorim, na região central.
1971
Expansão no Recife segue: novas unidades do Bompreço nos bairros do Arruda, Zona Norte, e Boa Viagem, Zona Sul.
1973
Abertura da loja do Bompreço na Caxangá, Zona Oeste do Recife.
1974
Marca Bompreço chega aos estados da Paraíba e Alagoas.
1978
Falece, no Recife, Pedro Paes Mendonça.
1979
“Da Casa”: Bompreço inova com o uso de marcas próprias.
- “Balaio”: novo formato de lojas com menor variedade de produtos, focado nos produtos de necessidades básicas das famílias.
- Rede chega ao Ceará.
1982
Ano marcado por iniciativas de fidelização e aproximação com os clientes:
- Criação do Centro do Consumidor Bompreço
- Primeiro Encontro Bompreço com a Dona de Casa
- Lançamento do cartão de crédito Hipercard
- Abertura da primeira loja no Rio Grande do Norte, o Hipercenter, em Natal
1986
- João Carlos cria a Associação Latino-Americana de Supermercados (ALAS).
- Bompreço chega a Belém (PA).
1987
- Aquisição do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).
- Bompreço chega à posição 36 entre as 500 maiores empresas do Brasil, segundo ranking da Revista Exame, fruto de um crescimento de 1.147% em 15 anos.
1989
Inauguração da Fundação Pedro Paes Mendonça, na Serra do Machado (SE).
1992
Criação do Bompreço Folia/Bloco da Parceria, no Recife.
1995
Criação do cartão de vantagens Bomclube, através do qual era possível acumular pontos e ter acesso a ofertas e sorteios.
1996
Bompreço abre capital e firma parceria com a rede holandesa de supermercados Royal Ahold.
1997
- Entrada no setor de shoppings: inauguração do Shopping Tacaruna, no Recife.
- Bompreço incorpora 44 lojas da rede baiana de mercados Supermar.
1998 e 1999
Inauguração das lojas Hiper Bompreço (modelo com maior gama de produtos, como eletrodomésticos) pelo Nordeste: Fortaleza (CE), Feira de Santana (BA), João Pessoa (PB), São Luís (MA), Teresina (PI), Maceió (AL).
2000
Venda do Bompreço para a Royal Ahold.
2001
Participação no Shopping Jardim (SE) e Shopping Recife (PE).
2002
Participação no shopping Plaza Casa Forte (PE) em sociedade com a família.
2006
- Início da participação no RioMar Aracaju.
- Entrada no ramo imobiliário: inauguração do JCPM Trade Center.
- Entrada no Shopping Guararapes.
2007
- Inauguração do Salvador Shopping.
- Criação do Instituto JCPM de Compromisso Social.
2008
Salvador Shopping é premiado como o melhor da América Latina.
2009
- Fundação Pedro Paes Mendonça inaugura o Bairro do Futuro, na Serra do Machado (SE).
- Participação no Shopping Granja Vianna, em Cotia (SP).
- Inauguração da ampliação do Salvador Shopping.
2010
Inauguração do Salvador Norte Shopping.
2012
Inauguração do RioMar Recife.
2014
Inauguração do RioMar Fortaleza.
2015
Lançamento dos vinhos Maria Izabel.
2016
Inauguração do RioMar Kennedy, em Fortaleza.
2017
Inauguração da expansão do RioMar Aracaju.
2018
Inauguração da nova sede do SJCC Interior, em Caruaru.
2019
Comemoração do centenário do Jornal do Commercio.
2020
Venda do Shopping Villa-Lobos, em São Paulo.
2021
- Grupo passa atuar por meio de duas holdings: JCPM Shopping Centers S.A. e JCPM Participações e Investimentos Ltda.
- Jornal do Commercio encerra publicação impressa e passa a ser 100% digital.
2022
Divisão Imobiliária conclui dois novos empresariais no RioMar Recife, somando cinco torres e tornando a região um dos maiores complexos empresariais da Capital pernambucana.
2024
Entrada no setor de turismo com o condomínio Praia de Guadalupe, em Barra de Sirinhaém, Litoral Sul de Pernambuco.
2025
Grupo JCPM completa 90 anos.