Opinião | Artigo

Adriano Oliveira: '90 anos do grupo JCPM. Grandes histórias para contar'

Como grupos empresariais chegam aos 90 anos? Vários ingredientes existem. Eu sabia alguns. Mas outros eu descobri quando participei das comemorações

Por ADRIANO OLIVEIRA Publicado em 24/05/2025 às 22:21

Chegar aos 90 anos é um grande desafio para todos que ainda lá não estão. Exercícios físicos, dieta balanceada, menos estresse, estabilidade emocional e financeira. Estes são alguns ingredientes que, segundo dizem, fazem com que as pessoas possam chegar aos 90 anos. É um desafio em tanto. Mas não custa nada tentar e assim sigo tentando.

E como grupos empresariais chegam aos 90 anos? Vários ingredientes existem. Eu sabia de alguns. Mas outros eu descobri quando participei das comemorações dos 90 anos do grupo JCPM. Lá a história do grupo foi contada com muita emoção por Pedro Paes Mendonça, João Carlos Paes Mendonça e todos que foram homenageados. Nas homenagens estão os primeiros ingredientes que fazem um grupo chegar com muito sucesso aos 90 anos: Valorização das pessoas e gratidão.

A inteligência artificial trouxe Pedro Paes Mendonça, o fundador do grupo, ao palco. Ele contou que o seu primeiro comércio na Serra do Machado em Sergipe não só vendia, mas ofertava água para todos que tinham cede no Sertão. Para quem é nordestino sabe que “ter cede” é uma das características de quem lá vive, pois o sol é quente e a vida não é fácil. Enada foi fácil para Dr. Pedro.

Mais um ingrediente para empresas de sucesso: Ser solidário. Dr. Pedro não só pensava em vender e ter lucro. Ele queria vender, ser solidário com o próximo e educar muito bem os seus filhos. E tenho certeza de que ele contemplou todos os seus desejos e sonhos. Se Dr. Pedro empreendia ofertando água e sem olhar apenas para o lucro, ele foi, diante da tragédia, agraciado com a solidariedade. Não tem aquele ditado “que quem faz aqui, paga aqui”? Não gosto dele. Prefiro outra premissa: Quem ajuda o próximo, será também ajudado no futuro. E assim aconteceu!

Após um grande incêndio que destruiu o seu comércio em Aracaju, Dr. Pedro recebeu a solidariedade dos comerciantes locais e, em pouco tempo, nova loja foi aberta. E não demorou muito para o filho de Dr. Pedro, Dr. João Carlos, chegar ao Recife, especificamente no bairro de Casa Amarela, e abrir a primeira loja da rede Bompreço. Do Recife para variadas cidades do Nordeste foi bem rápido.

O Bompreço cresceu porque sempre soube se comunicar. Diante da concorrência de vários mercados e dos desafios característicos da economia brasileira, como a inflação, surgiu o Orgulho de Ser Nordestino. Nada mais apropriado do que estimular a emoção dos consumidores. Portanto, um outro ingrediente que motivou o sucesso do grupo JCPM: Se comunicar bem. Aliás, muito bem. Registro que o grupo JCPM sempre mostrou o seu amor pelo Nordeste.

Mais um ingrediente do sucesso: Inovação a cada instante. Lembro do BomClube. Programa de fidelidade que possibilitava que as pessoas trocassem pontos por mercadorias diversas. E todos, neste Brasil ainda tão desigual, tinham a oportunidade de acumular pontos. Está também na minha memória o Hipercard. O grupo JCPM nunca ficou para trás. Tai, mais um ingrediente: Não ficar para trás numa economia tão competitiva e cheia de incertezas.

O grupo JCPM tem duas fundações. A Fundação Pedro Paes Mendonça e a Fundação JCPM. Elas atuam espalhando solidariedade, gerando oportunidades e promovendo a inclusão social. Elas mostram que o sucesso de uma empresa não está apenas na receita mais também na responsabilidade social.

Por fim, no grupo JCPM está o Sistema Jornal do Commercio. Rádio, TV e Jornal. O Sistema é sinônimo de qualidade e credibilidade nesta época de tantas notícias advindas das redes sociais. O Sistema também é sinônimo de independência. Estão aqui mais três ingredientes para o sucesso do grupo JCPM: Qualidade, credibilidade e independência.

Costumo dizer sempre a minha filha Maria: homens de sucesso não são obrigatoriamente os que têm muito dinheiro e poder. Mas todo aquele que têm histórias de superação, solidariedade e de conquistas para contar. Dr. João Carlos têm muitas histórias para contar e que nos servem de exemplo. Parabéns ao grupo JCPM!

*Adriano Oliveira é cientista político, professor da UFPE, fundador da Cenário Inteligência: Pesquisa & Estratégia

Compartilhe

Tags