Trump anuncia acordos comerciais com Japão e Indonésia com foco em tarifas e investimentos
Japão investirá US$ 550 bilhões nos EUA e aceitará tarifa de 15%; Indonésia abrirá mercado e eliminará 99% das barreiras a produtos americanos

Clique aqui e escute a matéria
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta terça-feira, 21, que firmou um novo acordo comercial com o Japão.
Segundo ele, o país asiático pagará tarifa de 15% sobre seus produtos exportados para os EUA — alíquota inferior aos 25% impostos no início de julho — e investirá US$ 550 bilhões na economia americana.
O anúncio foi feito por meio da Truth Social, rede social utilizada por Trump. De acordo com o presidente, o novo pacto deve gerar centenas de milhares de empregos e ampliar o comércio entre os países em setores como automóveis, caminhões, arroz e outros produtos agrícolas.
“Concluí um grande acordo com o Japão, talvez o maior já feito”, afirmou Trump. “90% dos lucros [dos investimentos japoneses] nos EUA ficarão no país. Nunca houve nada parecido.”
“O Japão pagará tarifas recíprocas aos Estados Unidos de 15%. Este é um momento muito emocionante para os Estados Unidos da América, e especialmente pelo fato de que continuaremos sempre a ter um ótimo relacionamento com o Japão”, escreveu.
Entenda os termos do acordo com a Indonésia
No mesmo dia, Trump também anunciou um segundo acordo comercial, desta vez com a Indonésia. O entendimento estabelece a eliminação de 99% das barreiras tarifárias impostas pelo país asiático sobre produtos americanos. Em contrapartida, os Estados Unidos aplicarão uma tarifa de 19% sobre os itens indonésios.
“A Indonésia será um mercado aberto para produtos industriais, tecnológicos e agrícolas americanos, eliminando 99% de suas barreiras tarifárias”, declarou Trump na Truth Social. “Os EUA venderão produtos fabricados na América para a Indonésia com tarifa zero, enquanto a Indonésia pagará 19% sobre todos os seus produtos que entrarem nos EUA.”
Minerais, energia e outros compromissos bilaterais
Além das tarifas, o acordo com a Indonésia envolve o fornecimento de minerais estratégicos aos Estados Unidos e a assinatura de contratos bilionários para a compra de aeronaves da Boeing, produtos agrícolas e de energia americanos.
O pacto também inclui compromissos regulatórios por parte da Indonésia, como a aceitação de certificações americanas e a eliminação de exigências locais para a entrada de produtos dos EUA.
Há ainda cláusulas relacionadas a propriedade intelectual, regras para produtos remanufaturados e temas sociais e ambientais. Entre os compromissos estão:
- Liberação da transferência internacional de dados;
- Medidas de combate ao desmatamento ilegal;
- Proibição da importação de produtos oriundos de trabalho forçado.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />