PAPA | Notícia

Papa Leão XIV pede uma 'paz desarmada' e ajuda para 'construir pontes, com diálogo'

Robert Francis Prevost tem 69 anos, era próximo de Francisco, a quem sucedeu, e fez seu primeiro discurso como líder da Igreja Católica; confira

Por Thiago Seabra Publicado em 08/05/2025 às 15:05 | Atualizado em 08/05/2025 às 18:12

Com informações do Estadão Conteúdo.

Em seu primeiro discurso na Praça São Pedro, o papa Leão XIV destacou a busca pela paz.

"Essa é a paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada e desarmante", disse.

Em meio às guerras na Ucrânia e em Gaza, pediu ajuda aos fiéis. "Nos ajude a construir pontes, com diálogo. Um único povo, sempre em paz."

O novo papa rezou a Ave Maria e agradeceu ao papa Francisco e aos cardeais que o elegeram. Sua primeira oração foi pela paz mundial.

Leão XIV era próximo de papa Francisco, a quem sucedeu, e sua eleição marca um momento histórico para a Igreja, tanto pela origem do novo pontífice quanto pelo contexto de desafios globais que ele enfrentará.

Sua trajetória inclui atuação missionária na América Latina, forte vínculo com o Peru e uma abordagem pastoral reconhecida por seu diálogo entre culturas.

Habemus papam: Fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina e novo papa é escolhido

Discurso do Papa Leão XIV

"A paz esteja com todos vocês. Irmãos e irmãs, caríssimos, essa é a primeira saudação do cristo ressuscitado bom-pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês e todas as pessoas onde quer que elas estejam, todos os povos, toda a terra, que a paz esteja com vocês", iniciou Leão XIV.

"Esta é a paz de Cristo ressuscitado. Uma paz desarmada. Uma paz desarmadora, humilde e perseverante, que provém de Deus. Deus que ama a todos nós, incondicionalmente. Ainda conservamos em nossos ouvidos aquela voz frágil, mas sempre corajosa do papa Francisco, que abençoava Roma", continuou.

"Cristo nos precede. O mundo precisa da sua luz. A humanidade precisa dele como uma ponte para ser alcançada por Deus e por seu amor. Ajudem uns aos outros. Nos ajudem a construir pontes com diálogo, com encontro. Todos juntos, num único povo, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco", disse.

"Gostaria de agradecer a todos os irmãos cardeais que me escolheram para ser sucessor de Pedro, e caminharei junto a vós, como Igreja unida, buscando sempre a paz, a justiça, buscando sempre trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo. Sem medo, para proclamar o Evangelho. Para sermos missionários", afirmou.

"A todos vós irmãos e irmãs, de Roma, da Itália e do mundo inteiro, queremos ser uma igreja sinodal, uma igreja que caminha, que busca sempre a paz, que busca sempre a caridade e busca sempre estar próxima, especialmente daqueles que sofrem", disse.

Nos próximos dias, o novo papa deve começar a moldar os primeiros sinais de seu pontificado: discursos iniciais e decisões simbólicas que ajudam a definir o tom de sua liderança à frente de mais de 1,4 bilhão de católicos.

Quem é Robert Francis Prevost, o Papa Leão XIV?

Nascido nos Estados Unidos, o Papa Leão XIV ficou conhecido como o “pastor de duas pátrias por sua trajetória marcada pela missão religiosa no Peru, onde atuou durante os anos 1980.

Sua experiência no país sul-americano lhe proporcionou fluência em espanhol e um profundo vínculo com a realidade da Igreja na América Latina, o que o tornou uma figura vista como representante das Américas dentro do Vaticano.

Com esse histórico de atuação em diferentes culturas, Prevost traz ao papado uma perspectiva global e pastoral, aliando formação norte-americana e vivência missionária latino-americana, traços que podem influenciar o tom e as prioridades de seu pontificado.

"Habemus Papam" | Confira AO VIVO quem é o NOVO PAPA

Compartilhe