CONCLAVE | Contexto

Habemus Papam: novo líder da Igreja Católica é escolhido em conclave no Vaticano

Sinal marca o fim do conclave iniciado na terça (7), com a participação de 133 cardeais eleitores; escolha foi concluída no segundo dia de votação

Por Thiago Seabra Publicado em 08/05/2025 às 13:11 | Atualizado em 08/05/2025 às 15:15

A fumaça branca subiu pela chaminé da Capela Sistina na tarde desta quinta-feira (8), mais especificamente às 13h08 (de Brasília), no Vaticano, anunciando ao mundo a eleição do novo papa.

O sinal marcou o fim do conclave iniciado na quarta-feira (7), com a participação de 133 cardeais eleitores.

A escolha do novo pontífice ocorreu 17 dias após a morte do papa Francisco, que faleceu em 21 de abril, aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Quem é o novo papa?

Robert Francis Prevost foi escolhido nesta quinta-feira (8) como o novo papa da Igreja Católica, tornando-se o 266º sucessor de São Pedro.

Natural dos Estados Unidos, o Papa Leão XIV assume o comando da Igreja em um momento de importantes desafios, que inclui as guerras envolvendo Israel e Palestina, assim como Rússia e Ucrânia.

Momento em que a fumaça branca saiu pela chaminé

A fumaça branca marca o fim oficial do chamado período de Sé Vacante, intervalo em que o “trono” da Igreja Católica permanece sem um líder, entre a morte de um papa e a eleição de seu sucessor.

A escolha foi concluída no segundo dia de votação, como já havia ocorrido nas eleições de Bento XVI (2005) e Francisco (2013).

"Habemus Papam" | Confira AO VIVO quem é o NOVO PAPA

Como é feita a fumaça do conclave?

As fumaças que sinalizam o resultado das votações no conclave são produzidas pela queima das cédulas em um fogareiro especial instalado na Capela Sistina.

Para garantir clareza nas mensagens, são utilizados produtos químicos específicos: a naftalina gera a fumaça preta, indicando indefinição; já a lactose produz a fumaça branca, que sinaliza a eleição de um novo papa.

Compartilhe