Velório do papa Francisco: caixão chega à Basílica de São Pedro para o início do funeral
Procissão que acompanha transporte do corpo do papa Francisco teve início por volta das 4h desta quarta-feira (23); veja imagens

*Com informações da AFP
O caixão do papa Francisco chegou à Basílica de São Pedro, onde será colocado no Altar da Confissão para que os fiéis possam se despedir.
A procissão que acompanha transporte do corpo do papa Francisco teve início por volta das 4h desta quarta-feira (23). O trajeto passou pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos, saiu pelo Arco dos Sinos em direção à Praça de São Pedro e entrou na basílica pela porta central.
Veja imagens



Ao ritmo de orações e badaladas de sinos em um dia ensolarado, o cortejo fúnebre foi acompanhado por cardeais e integrantes da Guarda Suíça. Quando o caixão atravessou a praça, os fiéis aplaudiram emocionados.
Segundo o Vaticano, os fiéis poderão visitar o local desde a manhã desta quarta-feira, 23, até sexta, 25, às 15h. No sábado, será realizado o enterro, com a presença de dezenas de chefes de Estado, incluindo os presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Já o funeral oficial será realizado no sábado (26), às 10h (5h em Brasília), com uma missa na Praça de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista.
ACOMPANHE VELÓRIO AO VIVO
Como acontece o funeral do papa?
1. Verificação da morte e os primeiros atos oficiais
A confirmação oficial da morte de um papa é um ato regrado por tradição. Cabe ao camerlengo verificar o falecimento de forma ritualística.
O camerlengo é o cardeal incumbido de administrar a Igreja durante a chamada sé vacante, o período entre a morte de um papa e o conclave (eleição do novo pontífice).
Uma vez declarada a morte, ele assume temporariamente funções administrativas e protocolares, como lacrar os aposentos do pontífice e convocar o Colégio de Cardeais para os procedimentos seguintes, incluindo a organização do funeral e, futuramente, o Conclave que elegerá o novo papa.
2. Preparação do corpo e exposição aos fiéis
Após a morte, o corpo do papa é preparado por uma equipe especializada, que o reveste com os trajes litúrgicos apropriados — geralmente túnicas de cor branca ou vermelha, representando o serviço e o martírio espiritual.
Em seguida, o corpo é colocado em um caixão e levado à Basílica de São Pedro, onde é tradicionalmente velado.
Durante alguns dias, o público e autoridades religiosas têm a oportunidade de se despedir, em meio a uma série de celebrações litúrgicas. Os fiéis poderão se despedir de Francisco a partir desta quarta-feira (23).
Francisco rompe com a tradição da exposição elevada
Um dos pontos de ruptura estabelecidos por Francisco foi a escolha por não ser velado em uma plataforma elevada. Em vez disso, o corpo permanecerá no interior do caixão com a tampa aberta.
3. Missa fúnebre e últimos ritos litúrgicos
O velório de um papa é conduzido em clima de oração e contemplação. Durante a cerimônia, ocorre o rito da encomendação, conjunto de leituras bíblicas e preces pedindo o descanso eterno da alma do pontífice.