Funeral do papa terá presença de líderes mundiais; veja quem está confirmado
Cerca de 200 chefes de Estado devem se reunir no Vaticano, no próximo sábado (26), para homenagear o pontífice em evento que marca o fim de uma era

O funeral do Papa Francisco, falecido aos 88 anos após complicações de saúde, será realizado neste sábado, 26 de abril, na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia, marcada para as 10h no horário local - e 5h no horário de Brasília -, reunirá cerca de 200 chefes de Estado e líderes mundiais.
Entre os dignitários confirmados, destacam-se o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, o presidente da Argentina, Javier Milei, o presidente Lula, do Brasil, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Também marcam presença: o presidente equatoriano, Daniel Noboa, os reis da Espanha, Felipe VI e Letizia, o príncipe William, além dos chefes de Governo do Reino Unido, Keir Starmer, e da Alemanha, Olaf Scholz, além de dirigentes das principais instituições da União Europeia.
O corpo do Papa Francisco será trasladado para a Basílica de São Pedro na quarta-feira, 23 de abril, onde os fiéis terão a oportunidade de prestar suas últimas homenagens e se despedir do pontífice. A expectativa é de que milhares de pessoas compareçam à basílica para o velório.
Após o funeral, o corpo do Papa será levado para a Basílica de Santa Maria Maior para o sepultamento, atendendo a um desejo pessoal do pontífice. A escolha da Basílica de Santa Maria Maior, uma das quatro basílicas papais de Roma, reflete a devoção de Francisco à Virgem Maria e sua conexão com a história da Igreja.
Conclave
A morte do pontífice, no dia 21 de abril, acionou a contagem regressiva para a escolha de seu sucessor. O conclave para eleger o novo sumo pontífice deve começar em um prazo de 15 a 20 dias. Mais de dois terços dos 135 cardeais eleitores foram nomeados por Francisco.
Os cardeais, liderados pelo camerlengo Kevin Farrell, celebraram, nesta terça-feira (22), sua primeira congregação geral para determinar, principalmente, a data do funeral. A próxima acontecerá na quarta-feira à tarde.
Veja também: Conheça os cardeais brasileiros que podem ser o próximo papa