Saraiva Equipamentos: 50 anos de liderança e expansão em movimentação de cargas especiais de alta complexidade
Empresa pernambucana consolidada como referência nacional celebra trajetória familiar marcada por tradição, tecnologia e presença em grandes obras

Clique aqui e escute a matéria
Aos 50 anos, a Saraiva Equipamentos vive um momento de renovação, fortalecimento e expansão. De origem pernambucana, a empresa consolidou presença em todas as regiões do país, com filiais em seis estados, e, em breve, inicia a construção de sua nova matriz em um terreno próprio na BR-101 no Recife, com o objetivo de centralizar a gestão e acompanhar a nova fase de crescimento nacional.
Fundada no Recife, a Saraiva transformou sua origem familiar em um negócio de alcance, presença técnica reconhecida e a capacidade de executar projetos complexos nos mais diversos setores da indústria, como energia, siderurgia, petróleo, construção civil, naval, portuária, eólica e de engenharia de tráfego. Hoje, a empresa tem mais de 700 colaboradores e atua com três frentes integradas, a Saraiva Equipamentos, Saraiva Transportes e Saraiva Engenharia, oferecendo soluções completas para movimentação vertical e horizontal de cargas.
“Nosso diferencial está em oferecer todas as etapas da operação em um único lugar: planejamento, transporte, içamento, montagem e engenharia. A maioria das empresas não realiza esse processo completo”, afirma Guilherme Saraiva, presidente da empresa.
A Saraiva Equipamentos está presente em grandes obras de norte a sul do Brasil, seja no sertão, no litoral, em grandes capitais ou no interior, com unidades no Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e São Paulo. O polo comercial mais estratégico da empresa hoje está em São Paulo, de onde são coordenadas operações em todas as regiões do país.
“Nossa presença nacional é um reflexo da estratégia que traçamos há mais de uma década. Com o crescimento do Complexo Industrial Portuário de Suape e a chegada de empresas concorrentes de fora da região, percebemos que precisava marcar presença nacional. Eles vieram, mas nós ficamos. E mais do que isso: fomos ocupar espaço nas regiões deles. Hoje, atendemos o país inteiro”, pontua Guilherme Saraiva. Nos últimos meses, a Saraiva teve um forte investimento em novas regiões e grandes operações na Amazônia, Rio Grande do Sul e Paraná, por exemplo.
De uma oficina familiar ao protagonismo no setor
A história da Saraiva começou na década de 50, com uma oficina de lanternagem e eletromecânica no Centro do Recife, fundada por Mário Gilberto da Fonte de Saraiva de Moraes e seu irmão Edgar da Fonte Saraiva de Moraes. Em 1974, com a criação da MG Saraiva, logo expandiu seu foco de oficina para a movimentação de cargas com reboques de automóveis.
Nos anos 1980, a empresa começou a investir em guindastes e passou a atuar na movimentação de cargas verticais. Foi também nesse período que os filhos de Mário, Alexandre, Guilherme e Bruno Saraiva, se integraram ao negócio, expandindo a visão de atuação.
A virada de chave veio nos anos 1990, quando a empresa decidiu deixar de ser apenas uma locadora de máquinas e se transformar em prestadora de serviços completos, com foco em engenharia, segurança e soluções logísticas integradas.
“Começamos a especializar a Saraiva para ser mais do que uma locadora. Agregamos conhecimento técnico, buscamos certificações e qualificamos nossas equipes. Isso ampliou nossa atuação e nos permitiu atender grandes projetos com mais robustez”, reforça Guilherme.
Uma história construída em família
Ao longo dos anos, a Saraiva preservou o que há de mais essencial: a força da família como base de uma gestão ética, sólida e inovadora. Desde 2012, a terceira geração da família também entrou para a empresa. Os filhos de Guilherme, Eduarda e Guilherme Filho, e os filhos de Alexandre, Mariana e Pedro Saraiva, passaram a atuar ativamente em diferentes áreas da companhia.
“A terceira geração já está bastante enraizada e tem papel ativo na gestão. Cada um tem mostrado seus dons e contribuído para o fortalecimento do nosso legado”, diz Guilherme.
A memória de Mário Saraiva, fundador da empresa, segue viva entre todos. Mário esteve ativo na empresa durante todos os anos de sua vida, com exceção dos últimos dois anos antes do seu falecimento. “Mesmo quando ele já não podia mais participar fisicamente, nos ligava todos os dias. Sua presença era constante. Ele está em nós, na nossa união”, emociona-se Guilherme.
A Saraiva também se orgulha de ser uma empresa que valoriza as pessoas que crescem junto com ela. Um dos exemplos mais simbólicos é o de Severino Ferreira, que iniciou sua trajetória como operador de guindaste nos anos 1980 e hoje atua como encarregado operacional. “Nos orgulhamos de criar um ambiente saudável, com oportunidades de crescimento para quem faz parte da nossa história”, destaca o presidente.
Reconhecimento e operações premiadas
A excelência da Saraiva tem sido reconhecida com premiações em diversas categorias do Top Crane, da Revista Crane Brasil, que homenageia empresas de destaque na movimentação de cargas pesadas e transporte especial. O prêmio mais recente foi em 2024, pela complexa operação intermodal, rodoviária e fluvial, de cargas especiais e grandes guindastes para uma área industrial remota no Amazonas.
A Saraiva também foi incluída na prestigiada lista IC100 de 2025, ranking anual da revista International Cranes and Specialized Transport, que reúne as maiores empresas proprietárias de guindastes do mundo. No ranking mundial, a Saraiva ocupa a 79° posição e entre as empresas brasileiras, ocupa o 4º lugar.
A recente operação de transporte de dois transformadores de 250 toneladas, entre Pernambuco e a Paraíba, também deu destaque à empresa. Cada carga seguiu em um comboio de mais de 600 toneladas com 114 metros de comprimento, 6,9 metros de largura e 5,2 metros de altura, a uma velocidade média de 5 a 6 km/h. Cada base tinha 44 eixos e 388 pneus.






“Estamos preparados para os próximos anos. A Saraiva se consolidou como parceira estratégica de grandes obras brasileiras, unindo tecnologia, engenharia, tradição e inovação e seguimos olhando para o futuro com a mesma coragem e comprometimento que moveram nossos primeiros passos”, destaca Guilherme Saraiva, presidente e Diretor Operacional da Saraiva.