FRAUDE INSS | Notícia

No Recife, ministro promete que todos os beneficiários que tiveram descontos indevidos no INSS 'serão ressarcidos'

De acordo com Ministro Wolney Queiroz, só em Pernambuco há 146 agências habilitadas para o atendimento a população

Por Letícia Mendes Publicado em 30/05/2025 às 12:21 | Atualizado em 30/05/2025 às 14:11

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, prometeu, nesta sexta- feira (30), em visita à agência central dos Correios, no Recife, no bairro de Santo Antônio, que nenhum aposentado ou pensionista será prejudicado com os descontos indevidos identificados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

"Nós vamos fazer uma busca ativa para ninguém ficar para trás. Todos os aposentados e pensionistas serão ressarcidos", garantiu Wolney. 

De acordo com o ministro, só em Pernambuco há 146 agências habilitadas para o atendimento a população. "O nosso propósito é daqui para semana que vem conseguir habilitar as outras para os 184 municípios de Pernambuco serem cobertos e assim está sendo feito no Brasil inteiro", afirmou. 

Arthur Borba / TV Jornal
Ministro Wolney Queiroz - Arthur Borba / TV Jornal
Arthur Borba / TV Jornal
Ministro Wolney Queiroz - Arthur Borba / TV Jornal

Durante a visita, o ministro cumprimentou os cidadãos que estavam na agência e que já aguardavam atendimento. Wolney também conversou com alguns funcionários dos Correios, que estão auxiliando nas demandas dos aposentados e pensionistas.

"Eu conversei aqui com os atendentes, conversei com o superintendente do INSS, com o superintendente dos Correios para reforçar esse carinho, esse acolhimento com os nossos aposentados e pensionistas  durante todo esse período em que eles estiverem buscando o atendimento", comentou Wolney Queiroz.

Demanda presencial

Durante a coletiva de imprensa, Wolney ressaltou que 2% dos aposentados e pensionistas recorrem aos atendimentos presencias para as demandas do INSS.

“De 100 milhões de acessos mensais ao INSS, 91 milhões de acessos são feitos através do 'Meu INSS'. Cerca de 6 ou 7 milhões são feitos pelo 135, pelo telefone. E apenas 2% do total, que significa 2 milhões de pessoas, costumam ser atendidos nas agências”, informou.

'Não precisa pressa'

Questionado sobre o tempo que os aposentados e pensionistas têm para solicitar o ressarcimento, o ministro foi enfático e afirmou que a população não precisa ter pressa. 

"Não tem prazo para acabar o acolhimento das pessoas que desejem contestar o desconto. Se a pessoa não fez esse mês, pode fazer no próximo, daqui a três meses, quando passar todo esse primeiro momento, ela pode ir numa agência dos Correios e pode ir no 135", disse. 

Para o aposentado Francisco Faustino de Sá, de 75 anos, que esteve na agência dos Correios, na manhã desta sexta (30), os débitos já vêm ocorrendo há um bom tempo.

"Eu já vinha desconfiando. Tentei solicitar pela internet e não consegui. Então, eu vim aqui para tentar facilitar minha situação. Vem sendo descontado, pelo menos, uns R$ 600 todo mês", comentou. 

Letícia Mendes / JC
Francisco Faustino de Sá, 75 anos - Letícia Mendes / JC

O que poderá ser feito nas agências?

Ao se dirigir as agências que realizarão os atendimentos presenciais, os aposentados e pensionistas poderão: 

  • Verificar se houve desconto não autorizado;
  • Solicitar a contestação de cobranças;
  • Confirmar autorizações previamente dadas;
  • Acompanhar o andamento das contestações;
  • Avaliar e contestar documentos apresentados por associações;
  • Receber orientações impressas sobre como acessar os canais digitais.
  • Segundo o INSS, para ser atendido nas agências dos correios, basta levar um documento oficial com foto.

Segundo o INSS, para ser atendido nas agências dos correios, basta levar um documento oficial com foto.

Apesar do atendimento presencial, o atendimento virtual, por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, segue disponível com os mesmos serviços.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe

Tags