CELEBRAÇÃO | Notícia

Grupo JCPM festeja 90 anos com emoção e muito orgulho de ser nordestinos

Evento contou com mais de 600 convidados, dentre eles a governadora em exercício Priscila Krause e o prefeito do Recife, João Campos

Por Adriana Guarda Publicado em 13/05/2025 às 1:24

Os 90 anos do Grupo JCPM foram celebrados nesta segunda-feira (12) no Teatro RioMar, no Recife, em um evento marcado por lembranças, reencontros e emoção. A história foi contada por quem participou dela em diferentes momentos nessas nove décadas. O anfitrião e presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, recebeu mais de 600 convidados, entre autoridades, familiares, amigos, colaboradores e ex-colaboradores. A governadora em exercício Priscila Krause e o prefeito do Recife, João Campos, estavam presentes.  

João Carlos variou entre alegria e emoção. Quando as cortinas do Teatro RioMar se abriram os expectadores foram surpreendidos pela imagem de Pedro Paes Mendonça, por traz do balcão da sua antiga mercearia, na Serra do Machado. Na verdade, um holograma, criado por inteligência artificial. Foi ele quem abriu o evento de comemoração dos 90 anos, sob a comoção do filho João Carlos. 

"Vocês acreditam que uma pequena mercadoria me trouxe até aqui? Emoção maior que essa só ver meus filhos comemorando esta noite. Carrego nas minhas memórias tantas histórias e tantas coisas que passamos para chegar até aqui. Me enche de orgulho ver todo esse legado", disse. Quando subiu ao palco para fazer seu discurso, João Carlos estava bastante tocado pelas lembranças trazidas pela fala do pai e por todo o significado de alcançar 90 anos.

Heudes Regis/Especial para o JC
Aniversário de 90 anos do Grupo JCPM - Heudes Regis/Especial para o JC

"Nesse momento, é como se um filme passasse na minha cabeça. E volto lá atrás, no bairro de Casa Amarela, quando fiquei observando, junto com minha esposa, Auxiliadora, o movimento das pessoas e decidindo o endereço da que seria a primeira loja com a marca Bompreço", disse, aproveitando o momento para fazer uma homenagem a Auxiliadora Paes Mendonça, com quem é casado há 65 anos. " Minha jornada até hoje foi mais segura porque tive e tenho essa mulher ao meu lado. Auxiliadora é minha fortaleza. Minha luz nos dias mais escuros escuros que já tive nessa passagem chamada vida", emociona-se. 

CUIDADO COM AS PESSOAS

Responsável por um trabalho relevante de compromisso social, por meio da Fundação Pedro Paes Mendonça e do Instituto JCPM, o empresário ressaltou que não queria falar de economia, mas sim das pessoas. "Eu poderia trazer números de investimentos, de retorno dos mercados, de lucro, rentabilidade. Mas prefiro olhar para indicadores sociais - uma das minhas grandes preocupações. Aprendemos com nosso pai que não podemos ser uma espécie de ilha, isolados do que acontece no nosso entorno. A partir da Fundação Pedro Paes Mendonça, na Serra do Machado, mantemos os pés firmes na nossa origem. Nas cidades que fomos conhecendo e investindo, trabalhamos diuturnamente para apoiar o desenvolvimento da Juventude próxima a nós. No IJCPM são quase 80 mil jovens atendidos nas capitais em 18 anos. Nos emocionamos com histórias de vida que, assim como a nossa, não se acomodaram e buscaram um crescimento digno, justo e honesto", ressaltou.

Quando terminou o discurso, o empresário foi surpreendido pela presença dos bisnetos Pedro e João Carlos, que lhe entregaram flores e ganharam palavras de carinho do avô. 

A importância que dá ao trabalho de compromisso social estava no palco. Não teve apresentador-celebridade. Os estudantes do IJCPM de Salvador, Carla Silva e Felipe Dias, foram os mestres de cerimônia de um evento com mais de 600 convidados. Uma imensa responsabilidade que lhes deram e que foi cumprida com competência e o real sentimento do que significa estar ali, de como o IJCPM transformou suas vidas de jovens periféricos. Os dois jovem conduziram a cerimônia no palco e contaram suas histórias: mais um momento de emoção.

Heudes Regis/Especial para o JC
Aniversário de 90 anos do Grupo JCPM - Heudes Regis/Especial para o JC

As demonstrações de como o compromisso social constrói futuros, o pequeno Kauã Mendonça, 11 anos, subiu ao palco tocando sanfona junto com o cantor Bruno Lins. Vieram caminhando por meio da plateia recitando um cordel e Kauã tocando até subir o palco.  

NORDESTE E ORGULHO 

A partir deste ano, o Grupo JCPM voltar a usar com destaque o slogan "Orgulho de ser Nordestino", que fez história na Grupo Bompreço. No evento, ele contou aos convidados que quando vendeu a rede varejista de supermercados para o grupo holandês Royal Ahold, eles levaram o slogan. "Tinha um diretor teimoso lá que quis levar o slogan. Eu fiquei muito chateado, mas quatro anos depois eles venderam a operação ao Walmart e veio um diretor até o Recife me devolver. Foi muito importante pra mim. Eu sou nordestino do Sul da Bahia ao Maranhão. Eu amo o Nordeste", diz, com orgulho. 

A comemoração das nove décadas também foi momento de reunir fragmentos da história, de reencontrar amigos e colaboradores e João Carlos não escondeu a alegria. No evento, 16 pessoas foram homenageadas que fizeram parte da trajetória da empresa receberam uma placa. A primeira a subir ao palco foi Carmen Peixoto, que por mais de 30 anos foi responsável pela comunicação do Grupo. Depois coube a ela chamar os demais homenageados, que receberam as placas das mãos de João Carlos e dos netos Marcelo, Renato e João Carlos. 

Nesse momento ele não disfarçou a alegria. Fez festa para cada um que subia ao palco, lembrava histórias com cada um, brincava com as histórias. Na lista, estavam o ex-diretor de redação do Jornal do Commercio, Ivanildo Sampaio; o companheiro de mais de 74 anos de amizade trabalho, Isaias Assis de Oliveira e muitos outros. Sobre Isaias, brincou: "Isaias é a única prova viva de que eu comecei a trabalhar aos 9 anos na mercearia do meu pai. Os outros não estão mais aqui", sorriu. Todos os homenageados foram muito aplaudidos. 

Encerrada a solenidade, João Carlos se despediu convidando a todos para as comemorações dos 100 anos do Grupo JCPM.

Compartilhe