Galo da Madrugada 2026 terá tema ambiental e arte criada a partir de resíduos sólidos
Com o tema "Frevo no Planeta Galo", bloco carnavalesco desfila em 14 de fevereiro; carros alegóricos vão exaltar as riquezas naturais do planeta

Clique aqui e escute a matéria
Faltando 150 dias para o Carnaval, o Galo da Madrugada anunciou o tema de seu desfile em 2026: "Frevo no Planeta Galo", que acontece no dia 14 de fevereiro, das 9h às 18h.
A maior agremiação carnavalesca do mundo reforça, mais uma vez, o compromisso com práticas sustentáveis - pauta que vem sendo trabalhada nos últimos carnavais. O cortejo, com percurso de 6,5 km, seguirá do Forte das Cinco Pontas até a Rua do Sol.
Vale destacar que o tema divulgado não corresponde ao boneco gigante, mas sim ao desfile oficial do bloco.
A identidade visual da próxima edição foi criada pelo artista plástico recifense André Menezes e terá como base resíduos sólidos coletados no carnaval de 2025.
“Fizemos um Galo com suas asas abraçando o planeta, representando esse compromisso do bloco com a sustentabilidade e as questões sociais. Utilizamos resíduos como garrafa pet, vasilhame de água sanitária, isopor, papelão e jornal”, explica André.
As novidades foram apresentadas nesta quarta-feira (17), em coletiva de imprensa na sede do Galo.
Carros alegóricos
Os carros alegóricos, assinados por Sandro Nóbrega e André Menezes, terão como inspiração as riquezas naturais do planeta, com destaque para a reciclagem e as chamadas energias limpas e renováveis. Além disso, cada um dos 30 trios será batizado em homenagem a elementos da fauna ou da flora brasileira.
"É um tema muito rico, com o qual queremos chamar a atenção de todos sobre o dever que temos de zelar mais pelo nosso planeta, nosso meio ambiente, nossos rios, mares, fauna e flora. Temos que estar preocupados com tudo isso", afirma Rômulo Meneses, presidente do Galo.
"Todos os carros alegóricos estarão pautados nessa temática central e vão tanto exaltar nossas riquezas naturais quanto destacar alternativas de redução de impactos ambientais, como a reciclagem e as chamadas energias limpas e renováveis", adianta.
Ações de redução de impacto ambiental
Para 2026, o Galo pretende intensificar suas ações voltadas à redução de impactos ambientais. Entre elas, está a coleta seletiva de resíduos sólidos (como latinhas, plásticos e vidros) gerados durante o desfile, em parceria com 12 cooperativas de catadores do Recife.
"Contamos com o apoio de cerca de 300 trabalhadores, tanto das cooperativas quanto avulsos, que recebem do Galo todo o suporte necessário, como alimentação e equipamentos de proteção individual, além de uma remuneração e compra direta dos materiais", detalha Guilherme Menezes, diretor de Marketing da agremiação.
Outro compromisso será a compensação integral das emissões de carbono relacionadas ao desfile.
Reciclagem cria acessórios
Uma das novidades é a transformação de lonas utilizadas nos trios elétricos de 2025 em acessórios como ecobags e carteiras. A ação é resultado de parceria entre o Galo e a Comunidade Pequenos Profetas (CPP), organização não governamental vizinha à sede do bloco que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
“Tenho certeza que esses itens, que irão compor a coleção ‘Memórias do Carnaval’, irão agregar ainda mais beleza e alegria às pessoas, que terão consigo parte desse carnaval maravilhoso do Galo”, comemora Aucilene Santana, professora de costura criativa do Coletivo Retalhos do CPP.
História
A agremiação, fundada em 23 de janeiro de 1978 e que saiu às ruas pela primeira vez no dia 04 de fevereiro do mesmo ano, completa, em 2026, 48 anos de existência.
SERVIÇO
Galo da Madrugada - Carnaval 2026, sob o tema 'Frevo no Planeta Galo'
Quando: 14 de fevereiro de 2026, das 9h às 18h
Percurso total: 6,5 km (do Forte das Cinco Pontas até a Rua do Sol)