Não existe perfeição nem na ruindade. Hitler, apesar de todos maus predicados, não bebia, não fumava, e era vegetariano. Até a pandemia, que é uma derrota, fez muita gente voltar aos livros, à reflexões que podem ensina-los a viver melhor. Claro que o ser humano, no geral, não vai virar uma joinha de pessoa. Tem um axioma que diz: "o ser humano é o único animal que ri". Não é. O ser humano é, isto sim, o único animal que ri do seu semelhante. E isto define bem o seu caráter e índole. Mas cá já tergiverso.
O que a pandemia me trouxe de bom? Quase nada, a não ser aumentar um pouco mais meus conhecimentos. Por exemplo, o dia 22 de setembro. Descobri que esse é o Dia do Rinoceronte. Eu já vi um rinoceronte de perto. Não de tão perto, que o bicho é de uma ignorância de tamanho que dá medo (ignorância, com todo o respeito). Mas o rinoceronte não faz mal a ninguém, as pessoas é que fazem mal ao rinoceronte. Mesmo que a sua rinoceronta nunca pule a cerca, o rinoceronte sofre por causa de chifre (confesso, esta comparação foi péssima). É que o pessoal acha que o chifre do rinoceronte é afrodisíaco, então caçam o coitado. Lhe extirpam o chifre, pra fazer um pó que, em certos lugares, vale mais do que ouro em pó.
O rinoceronte, feito certas pessoas, não passa muito tempo sem chifre. Ele volta a crescer, e o pessoal a caçá-lo. Um mistério eles ainda existirem. Não por causa dos caçadores de chifres, mas porque o rinoceronte passa o dia inteiro comendo, até que se sacia e vai dormir. Não se sabe bem como ou em que hora o rinoceronte e a rinoceronta perpetuam a espécie.
Outra que aprendi nesses dias pandêmicos: o que comiam os cruzados, aqueles soldados que cruzavam milhares de quilômetros pra tomar a Terra Santa do povo que nasceu lá. Os cruzados comiam grão, e quando não havia uma cabrinha, ou uma penosa dando sopa, comiam camelos, com o qual faziam sopas. Estas sopas acompanhadas com o pão feito com o trigo e a cevada que colhiam pelo caminho. Comiam também legumes, vegetais folhosos, leite, queijo, e até iogurte. Ou seja, comiam o mesmo que a gente come. A informação pode ser inútil, mas garanto que ninguém que tá me lendo sabia disso.