Segurança | Notícia

Jovem de 23 anos morre estrangulada com fio de extensão em crime de feminicídio no Recife

Principal suspeito seria ex-companheiro da jovem, que havia sido denunciado anteriormente e possui mandado de prisão em aberto por violência doméstica

Por Emannuel Bento Publicado em 13/12/2025 às 11:22

Clique aqui e escute a matéria

Uma jovem de 23 anos foi encontrada morta em um dos cômodos da residência onde morava, no bairro do Passarinho, na Zona Norte do Recife, na noite desta sexta-feira (12). A vítima teria sido estrangulada com um fio de uma extensão elétrica.

De acordo com apuração da TV Jornal, o principal suspeito do crime é o companheiro da jovem, que já havia sido denunciado por ela anteriormente.

Após o ocorrido, amigas da vítima estiveram no local e relataram que a jovem havia solicitado uma medida protetiva. Contra o ex-parceiro, também existiria um mandado de prisão em aberto por violência doméstica.

Ainda na sexta-feira (12), vizinhos informaram à polícia que ouviram gritos vindos da casa, onde a mulher residia há cerca de um mês.

Em nota, a Polícia Militar de Pernambuco informou, por meio do 11º Batalhão, que foi acionada para atender a uma ocorrência de violência doméstica e, ao chegar ao local, constatou o óbito da vítima, isolando a área para os procedimentos iniciais.

"A Polícia Civil está investigando o caso por meio da 5ª Delegacia de Polícia de Homicídios", informou a corporação.

Feminicídios crescem em Pernambuco

O ano de 2025 tem sido marcado pelo aumento dos casos de feminicídio em Pernambuco. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), 82 mulheres foram vítimas desse tipo de crime entre janeiro e novembro. No mesmo período de 2024, foram registrados 68 casos — um crescimento de 20,5%.

Em nota enviada à coluna Segurança, ainda em dezembro, a SDS informou que as ações da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, foram intensificadas na atual gestão.

“Desde 2023, a patrulha já acompanhou 14.672 mulheres com Medidas Protetivas de Urgência (MPUs), realizando 63.084 diligências entre 2024 e 2025. Somente em 2025, 3.802 mulheres ingressaram no programa, com 20.725 atendimentos realizados”, afirmou a secretaria.

Denúncias

Em casos de violência, a mulher pode acionar imediatamente a Polícia Militar pelo número 190. Para orientações sobre a rede de proteção, também é possível entrar em contato com a Ouvidoria da Secretaria da Mulher de Pernambuco, pelo telefone 0800 281 8187.

As vítimas também não precisam mais se dirigir a uma delegacia para solicitar medidas protetivas de urgência. O pedido pode ser feito diretamente pelo site do Tribunal de Justiça de Pernambuco (portal.tjpe.jus.br), sem a necessidade de sair de casa ou contratar advogado ou advogada.

Compartilhe

Tags