Alerta: Perfil falso se passa pelo INSS e pode aplicar golpes em beneficiários
Beneficiários estão sendo induzidos a fornecer dados pessoais e fotos de documentos. Instituto reforça que não realiza atendimento por redes sociais

Em meio ao escândalo dos descontos indevidos no benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), criminosos estão se aproveitando para criar perfis falsos nas redes sociais e aplicar golpes contra quem tem direito à restituição de valores.
O alerta é do próprio INSS. "Foi denunciado o perfil @assistencia_inss, na rede social Instagram, que está utilizando de forma indevida o nome, a identidade visual e informações do INSS, principalmente sobre a liberação de reembolso de descontos indevidos", informou o comunicado.
O INSS reforça que não está realizando atendimento por meio de redes sociais como Instagram, Facebook ou WhatsApp, nem está solicitando o envio de documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários por estes canais de comunicação.
No começo da semana, o instituto liberou o serviço para contestar descontos não autorizados. Os beneficiários devem acessar os canais oficiais, como o Aplicativo Meu INSS ou o telefone 135.
No aplicativo, ao clicar na opção de que não autorizou o desconto de entidades associativas, aparecerá a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação.
GOLPE POR MEIO DE PERFIL FALSO
No perfil falso @assistencia_inss, há a tentativa de atrair usuários por meio de postagens espelhadas dos canais oficiais do INSS, que sugerem facilidades para resolver pendências ou acelerar a liberação de valores referentes aos descontos associativos, para a aplicação de golpes.
"O problema começa quando, ao clicar nos links ou iniciar uma conversa direta, o cidadão é induzido a fornecer dados sensíveis, como CPF, número do benefício, comprovante de residência e até fotos de documentos. Em muitos casos, esses dados são usados para acessar indevidamente contas vinculadas ao INSS ou até contratar empréstimos consignados em nome das vítimas", pontuou o comunicado do INSS.
O instituto destacou que a utilização da marca e identidade visual é crime. E que tem atuado para derrubar páginas e perfis falsos na internet, com o objetivo de evitar a ação dos criminosos.
"A colaboração da sociedade é fundamental para combater esse tipo de golpe, por isso pedimos que denunciem páginas como essas. Desconfie de mensagens com promessas fáceis."
REDES OFICIAIS DO INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br