'Vai ter luta', diz prefeito de São Lourenço da Mata sobre retirada de batalhão da Polícia Militar
Vinicius Labanca (PSB) usou as redes sociais para criticar o governo de Raquel Lyra, que decidiu transferir o batalhão para Camaragibe

A decisão do governo de Pernambuco de transferir o 20º batalhão da Polícia Militar do município de São Lourenço da Mata para Camaragibe ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (12). O prefeito Vinicius Labanca (PSB) declarou, em vídeo publicado nas redes sociais, que "vai ter luta" e que usará de "todos os meios" para impedir a mudança.
O pronunciamento ocorreu pouco depois de o governo estadual divulgar uma nota afirmando que lançou licitação para a construção da sede da Academia Integrada de Defesa Social (Acides) em São Lourenço da Mata. No texto, a gestão estadual também declarou que Camaragibe receberá a nova sede do 20º Batalhão, restando ao município vizinho apenas a 1ª Companhia.
"Durante a nota, eles [governo estadual] reafirmam que vão tirar o 20º batalhão de São Lourenço para levar para Camaragibe. (...) Nossa luta não é contra Camaragibe, ao contrário disso. A gente também quer que eles tenham um batalhão deles. (...) O que quero dizer para você que me assiste é que vai ter luta. Vamos usar todos os meios que a gente puder para que esse batalhão não saia", afirmou, em vídeo, o prefeito Vinicius Labanca.
"Até porque mandato dura pouco e tem tempo de validade. E desse mandato que está aí e que não pensa numa cidade com mais de 117 mil habitantes, que não olha para São Lourenço da Mata com respeito ou carinho, para uma população que precisa de segurança pública, que precisa da mão amiga do Estado de Pernambuco, não pode continuar. (...) Está se iniciando uma grande luta. A gente não quer que outra cidade não tenha batalhão, a gente só não quer perder o nosso", afirmou o gestor municipal.
Atualmente, o 20º Batalhão da PMPE Olinto de Melo Viana está instalado na Avenida Um, em São Lourenço da Mata, e é responsável pela segurança de 22 bairros e distritos da cidade, além de 32 bairros de Camaragibe, incluindo Aldeia.
A transferência de local veio à tona no dia 8 de abril, quando a governadora assinou o decreto 58.415, desapropriando um terreno em Camaragibe para instalar o 20º BPM no local. Segundo o texto, o novo equipamento será construído em uma área de mais de 5,3 mil m².
BASTIDORES
Até o momento, o governo não externou as razões que justifiquem a decisão, mas, como mostrou o JC, nos bastidores políticos o que se comenta é que a decisão seria uma forma de atingir o prefeito Vinicius Labanca, que integra o grupo de João Campos (PSB), possível adversário de Raquel Lyra nas eleições de 2026, ao mesmo tempo em que favoreceria o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), aliado da gestora.