Governo de Pernambuco lança licitação para academia de formação dos profissionais da segurança
Equipamento deverá ser entregue em 18 meses, a partir da ordem de serviço. Atualmente, novos policiais estão fazendo cursos em locais alugados

O governo de Pernambuco lançou licitação para construir a sede da Academia Integrada de Defesa Social (Acides), em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Com custo de R$ 62 milhões, o equipamento é voltado à formação e capacitação dos profissionais da segurança pública. Atualmente, policiais militares e civis e membros do Corpo de Bombeiros estão participando de cursos de formação em imóveis alugados e, em alguns casos, sem a estrutura adequada.
A licitação para contratação da empresa que será responsável pela obra foi publicada na edição do último sábado (10) do Diário Oficial do Estado. O prazo para entrega é de 18 meses, a partir da ordem de serviço. Na prática, a sede da Acides deve ser entregue em 2027.
"A construção vai impulsionar a formação, capacitação e aprimoramento dos nossos homens e mulheres que compõem as forças de segurança do nosso Estado, para combater a violência e proporcionar um Pernambuco mais seguro", declarou, em nota, a governadora Raquel Lyra.
O governo estadual pontuou que São Lourenço da Mata vai continuar sediando a 1ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar. Já Camaragibe, município vizinho, receberá a nova sede do batalhão.
A sede da Acides, que poderá receber até 3 mil profissionais, terá setores administrativo e pedagógico, salas de aula, refeitório, stand de tiro, quadra coberta, quadra descoberta, pista de cooper e edificações de apoio, como guarita e subestação. Ao todo, cerca de 11 mil metros quadrados.
O local contará com mais de 500 vagas de estacionamento, sendo dez para ônibus e 80 para motos. O projeto de paisagismo prevê uma área externa verde, com plantas nativas.
O projeto foi feito pela Secretaria de Projetos Estratégicos, com obras a serem executadas sob a supervisão da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).