Em parto de emergência, mulher dá à luz em hospital neurológico no Recife
Fora da rotina, Hospital Pelópidas Silveira realiza parto de urgência. Mãe e criança foram transferidas para maternidade e estão bem

Especializado em cardiologia e neurologia, o Hospital Pelópidas Silveira (HPS), no Curado, Zona Oeste do Recife, viveu um momento fora da rotina na madrugada desta sexta-feira (16). No serviço, que não tem atuação na área materno-infantil, foi realizado um parto de emergência.
O atendimento ocorreu por volta da 1h, na sala vermelha do HPS, onde a paciente foi acolhida e deu o bebê à luz com o apoio da equipe de enfermagem.
A mãe, oriunda de Chã Grande, na Zona da Mata de Pernambuco, estava a caminho de uma maternidade na capital pernambucana. Contudo, a equipe que fazia a transferência decidiu parar no HPS por notar que a mulher já estava no período expulsivo e não daria tempo de chegar à maternidade.
No HPS, a mulher, de 19 anos, foi atendida rapidamente e teve o parto vaginal realizado com o apoio de duas enfermeiras.
O parto ocorreu sem intercorrências e, após o nascimento e estabilização, mãe e recém-nascida foram reencaminhadas bem para a maternidade.
"O Pelópidas Silveira é uma unidade focada, exclusivamente, em casos cardiológicos, neurocirúrgicos e neurológicos. Contudo, com a chegada da parturiente, nossa equipe agiu de imediato e deu o suporte necessário para que tivéssemos um desfecho positivo. Desejamos à mãe e à bebê muito amor e muita saúde", afirma o diretor-geral do HPS, Pedro Correia.
De acordo com a enfermeira Yohanes Andrade, da classificação de risco do HPS, a equipe da unidade fez uma força-tarefa para disponibilizar os materiais necessários e ajudar no parto.
"Pude sentir que o cuidar do outro, em momentos extremos, faz parte de quem sou e estou mais feliz ainda porque, mesmo sabendo que não é nosso perfil, agimos como a paciente precisava", afirmou Yohanes, que faz pós-graduação em obstetrícia.
Já a enfermeira Débora Freitas, que atua na sala vermelha do HPS, disse que essa foi uma das experiências mais emocionantes da sua trajetória.
"Em plena Semana da Enfermagem, esse parto teve um significado ainda mais especial. Ele me lembrou do verdadeiro propósito da nossa profissão: cuidar, acolher e estar presente nos momentos mais marcantes da vida. Agradeço a cada colega de profissão que, com coragem, empatia e dedicação, faz da enfermagem uma missão de amor todos os dias", destacou.
Em 2023, o Hospital Pelópidas Silveira também realizou um parto. Naquele ano, apesar de ser uma gestação de alto risco, a equipe conseguiu conduzir o parto vaginal e a mãe e bebê também foram transferidos bem para um serviço de referência.
Unidade do SUS
O Hospital Pelópidas Silveira (HPS) faz parte da rede estadual de saúde e é gerido pela Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH). É a primeira unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil com foco exclusivo em cardiologia, neurocirurgia e neurologia.
O HPS oferece cuidados especializados a pacientes com infarto, doenças cardíacas, aneurismas, acidentes vasculares cerebrais (AVC), patologias da coluna e tumores cerebrais, entre outras condições graves.
Todos os atendimentos são regulamentados e direcionados por meio da Central de Regulação de Leitos do Estado, Samu ou Corpo de Bombeiros.
O hospital, inaugurado em 2011, conta com uma infraestrutura adequada para exames especializados, como cateterismo, tomografia e ultrassonografia, a fim de garantir um atendimento eficaz ao usuário do sistema público.