IMUNIZAÇÃO | Notícia

Com baixa procura, Pernambuco libera vacina da gripe para todas as pessoas a partir de 6 meses

Governo do Estado convoca população a se dirigir para as mais de 2.800 salas de vacina distribuídas em todos os 184 municípios pernambucanos e Noronha

Por Cinthya Leite Publicado em 14/05/2025 às 18:25 | Atualizado em 14/05/2025 às 18:37

Com o aumento da circulação do vírus influenza nesta época do ano, associado à preocupação das baixas coberturas registradas para a vacina, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou, na noite desta quarta-feira (14), que decidiu ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população pernambucana, a partir dos 6 meses de idade.

Ao lado do Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE), a SES-PE convoca a população a se dirigir para as mais de 2.800 salas ativas de vacina distribuídas em todos os 184 municípios pernambucanos, mais o Arquipélago de Fernando de Noronha.

Para a imunização contra gripe de 2025, a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes e idosos. Em Pernambuco, a vacinação foi iniciada há pouco mais de um mês para 2.330.453 pessoas, ao serem contabilizados só os grupos prioritários.

Mas, até o momento, ao levar em consideração essa parcela preferencial, só já foram registradas 679.962 (19,5%) doses aplicadas, sendo: 21% dos idosos (300.054 doses), 18,2% das crianças (148.545 doses) e 7,4% das gestantes (6.459 doses).

Expansão da vacina da gripe

A vacinação, além de proteger a população, diminui os impactos da gripe na sociedade, ao reduzir a circulação do vírus em espaços públicos, aliviar a pressão sobre os serviços de saúde, principalmente nesta época de sazonalidade dos vírus respiratórios, de março e agosto.

"A expansão da vacina da gripe é essencial e traz muitos benefícios para toda população. A circulação do vírus influenza, nesta época do ano, eleva o número de casos da doença e, consequentemente, as hospitalizações", afirma a Secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.

"Assim, a baixa adesão à vacinação sobrecarrega o sistema de saúde, com maior demanda por consultas e internações. A nossa estratégia tem o objetivo, a partir da vacinação ampla, de reduzir a circulação do vírus para trazer mais saúde para a nossa população."

A SES-PE reforça que a vacina da gripe, em 2025, passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação - imunização de rotina, nos postos de saúde. Essa estratégia do Ministério da Saúde, no entanto, atende apenas crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos e mais e gestantes, além de outros grupos prioritários.

A decisão da SES-PE fortalece a ação, pois garante que um número maior de pessoas possa se vacinar, ao criar uma barreira contra o vírus da gripe.

 

Compartilhe