Decisão de Moraes de suspender decretos do IOF divide opiniões no Congresso e expõe tensões
Lula chama presidente da Petrobras, Magda Chambriad, de "bobinha", mas diz que tem competência para comandar duas estatais, apesar da aparência frágil

RECORDE DE AUDIÊNCIA
Um vídeo, que está circulando nas redes sociais da Argentina, com emprego da inteligência artificial, mostra a chegada do presidente Lula da Silva (PT) no bairro de Constitución, em Buenos Aires, no apartamento da ex-presidente da argentina Cristina Kirchner (Justicialista). Lula chega, dá um abraço na amiga — condenada por corrupção — e logo é sorrateiramente abordado. Cristina estende a mão direita e com a esquerda lhe surrupia a carteira. Enquanto isso, quando Cristina abre um sorriso cheio de botox nos lábios, Lula já lhe tinha tirado do pulso da amiga o Rolex cravejado de brilhantes. A IA, às vezes, se aproxima perigosamente da realidade.
BOLSONARO SEM SONHOS
Pai e filho se encontraram nesta sexta-feira (4), no condomínio Solar de Brasília, distante 9km do centro de Brasília. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) deixou a casa do pai, Jair Bolsonaro (PL), dizendo que além de buscar conselhos, foi fiscalizar o resguardo do ex-presidente. “Fiscalizando se está seguindo as recomendações médicas”. Jair, o pai, adora o sonho — o doce que é o carro-chefe da padaria em frente de casa. Mas na dieta dos próximos dias, somente pão é que estará liberado.
‘CARA DE BOBINHA…’
…jeito de bobinha, “aparência frágil” e “competência para dirigir duas Petrobras”. Lula sendo Lula, ao elogiar a presidente da estatal, Magda Chambriard.
LÁ E CÁ
De uma canetada só, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspendeu os efeitos dos decretos que tratam do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) — tanto o decreto do presidente Lula como a decisão do Congresso Nacional que derrubava o ato presidencial. Ficou marcada para 15 de julho audiência de consolidação.
CONSUMMATUM EST
Para o deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE) a decisão do ministro do STF é “manifestação política clara”. Mendonça disse à coluna que “a decisão já foi tomada. Na Câmara, foram 383 votos”, para derrubar o ato de Lula.
DÉFICIT ZERO
Já o senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que a negociação deve buscar o “equilíbrio fiscal” e o entendimento entre os poderes. “Acho até que essa negociação pode ser o prenúncio de uma negociação mais ampla que trate desse tema, juntando os três Poderes, e os empresários, para que cada um dê sua parcela de contribuição, e a gente conseguir o déficit zero nas contas do governo federal”.
PENSE NISSO!
Na sala de aula, o aluno pergunta: “professor, o senhor é rico?”
— Se eu lhe mostrar o contracheque, você vai tirar suas próprias conclusões, mas me diga: qual deve ser o limite que separa um pobre de um rico?
A classe ficou em silêncio. Logo — sem precisar de silogismo — faço uma sugestão: quando aquele seu vizinho encontrá-lo no elevador e começar uma conversa falando de ricos e pobres, esfregue seu contracheque nas ventas que ele se cala.
A teoria de luta de classes, que teve em Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) como pais da ideia, finalmente encontrou seus padrastos: O PT e o governo Lula.
Pense nisso!