Lula prepara mais uma viagem internacional. A França será a próxima
No Senado Federal, o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, reconheceu a importância das investigação, pelo Congresso Nacional, das fraudes no INSS

POR MUITO MENOS
O Brasil já acompanhou estridentes protestos quando uma autoridade pedia arrego a governos internacionais. Em suas peripécias chinesas, o presidente Lula da Silva (PT) pediu ao líder do partido único da China, Xi Jinping, apoio transnacional para que o “país amigo e parceiro” indique um “especialista” para colaborar com o governo brasileiro na montagem de um processo de regulação das redes sociais. Isto se chama censura, viu, moçada!
UM SARNEY NA CBF
Com o afastamento - ainda que temporário - de Ednaldo Rodrigues do comando da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o empresário do ramo das comunicações Fernando Sarney assume o comando da entidade máxima do futebol brasileiro. É um “Sir Ney” em evidência.
PARIS MON AMOUR
Nem bem desembarcou de sua demorada viagem à Russia e à China e uma curta estada em Montevidéu, para o velório do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, e o presidente Lula já tem sobre a mesa de trabalho uma lista de pretendentes para sua próxima viagem: 5 a 9 de junho à França.
PREPARANDO AS ECHARPES
Dois nomes são dados como certos: Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, encarregada de discutir temas ligados aos oceanos - na Cúpula dos Oceanos, em Nice; e a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, que vira e mexe vai contemplar a Torre Eiffel.
‘MERECE RESPOSTA’
O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, está entre os poucos governistas que apoiam a CPMI do INSS, no Congresso Nacional. “A sociedade e o povo brasileiro merecem essas respostas”. O argumento do ministro destoa do comportamento dos três senadores pernambucanos - Humberto Costa e Teresa Leitão, ambos do PT, e Fernando Dueire (MDB) - que não assinaram requerimento da CPMI.
NA CONTRAMÃO
O Planalto, que tem trabalhado contra a CPMI, não gostou da assinatura do senador petista Fabiano Contarato (ES) em apoio à comissão.
GLAUBER POR ZAMBELLI
O líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), arregimenta votos para impedir que a Câmara casse o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-RJ). “O nosso objetivo é defender o mandato da mulher mais bem votada no Brasil.”
NA OUTRA PONTA…
…está o deputado Glauber Braga (Psol-RJ), que trabalha contra o tempo para conseguir votos e escapar do processo de perda de mandato aprovado no Conselho de Ética. Zambelli e Glauber nunca se deram bem, mas chegou o momento de trabalharem juntos para que ambos escapem da degola.
TERGIVERSOU
Em entrevista ao programa Passando a Limpo da rádio Jornal, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, fugiu à pergunta sobre “coincidências” que ocorrem quando o brasileiro é informado primeiro por agentes bancários e depois pela própria Previdência Social, sobre sua aposentadoria.
PENSE NISSO!
É claro que se trata de uma transgressão gramatical - pedir que o ChatGPT traduza uma frase do português para o italiano, justo um ditado popular. Mas a pergunta que o técnico do Real Madrid, Carlos Anceloti, deve está se fazendo é: "Dove sono andato a legare la mia cavalla." Onde fui amarrar minha égua.
Não é novidade nenhuma - para quem conhece as profundezas da organização do futebol brasileiro, suas federações e a CBF, mas as derradeiras administrações fazem lembrar outro ditado popular: a casa da mãe Joana.
Quando o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), interveio para salvar a pele de Ednaldo Rodrigues, estava apenas adiando a crise, dando tempo para quem pretende ver lisura no futebol brasileiro.
Quem sabe, agora!
Pense nisso!