Romoaldo de Souza | Notícia

Senado não deve se mexer, por enquanto, para votar aumento do número de deputados

Integrantes de grupos de segurança pública têm reclamado do conteúdo - por vezes dúbio - para Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da segurança

Por Romoaldo de Souza Publicado em 07/05/2025 às 21:50

VOO DE CRUZEIRO
A candidatura do deputado Rui Falcão (SP) à presidência nacional do PT “está de vento em popa”. À coluna, o deputado disse que, agora que tem passagens pagas pelo partido para visitar os diretórios estaduais “a gente tende a furar esse bloqueio, que não é fácil”.

BEM DAS PERNAS
Levando-se em conta que a estimativa de Rui Falcão era arrecadar R$ 30 mil na ‘vaquinha’ virtual, e essa meta já foi alcançada, “agora é fazer essas viagens e mostrar nosso projeto”.

PEC DO CAOS
Enquanto aguardam as audiências públicas para debater com o relator, deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), a PEC da Segurança Pública, representantes de entidades policiais estão chamando a iniciativa do Poder Executivo de PEC do Caos” Uma das críticas é quanto às atribuições dadas às Guardas Municipais que passarão e ter poder de investigação. “Em um município pequeno, o prefeito vai estar com a faca e o queijo na mão contra seus adversários”.

MARATONA DA ANISTIA
Milhares de manifestantes, capitaneados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ocuparam parte da Esplanada dos Ministérios para defender a anistia aos envolvidos no quebra-quebra de 8 de janeiro de 2023, na praça dos Três Poderes, em Brasília. Recém-liberado do hospital, Bolsonaro disse que ninguém “vai baixar a cabeça” e que é preciso preservar a vocação de liberdade do Brasil. “O que estamos vivendo no momento é muito triste e doloroso, mas não vamos perder a esperança”.

FUMAÇA PRETA
A TV que fica no cafezinho da Câmara dos Deputados transmitia um canal com vários repórteres, todos eles “arrotando vaticanismo”, quando o ex-deputado Darcísio Perondi (MDB-RS) pediu o controle remoto à segurança, procurou o canal adequado e sentou-se para assistir ao jogo do Paris Saint-Germain 2 x 1 Arsenal. “Hoje não é dia de esperar fumaça branca”.

OLHO NO FUTURO
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), mostrava os principais corredores da Câmara dos Deputados ao filho o empresário Gabriel Porto “pré-candidato a deputado federal”. Ao lado do pai e da mãe, Sandra Paes (Republicanos), prefeita de Canhotinho, Gabriel era ciceroneado pelos deputados Coronel Meira (PL) e Lucas Ramos (PSB). Os dois parlamentares anunciaram emendas para a área de saúde do município do Agreste Meridional, comandado pela matriarca.

PASSOS LENTOS
Embora o regimento diga que a função do vice é substituir o titular em seus impedimentos ou ausências, o senador Eduardo Gomes (PL-TO), vice-presidente do Senado, não quer nem ouvir falar em colocar em pauta o projeto aprovado na Câmara dos Deputados que cria 18 cadeiras. “Não tem pressa. Para que açodamento. Vamos esperar o Davi [Alcolumbre, presidente do Senado] retornar de sua viagem”.

PENSE NISSO!
Verdade seja dita: Bolsonaro - e sua causa em favor da própria anistia - não é fraco, não, como se diz na linguagem popular.

Ainda que controversos, os números apontam que a manifestação desta quarta-feira (7), debaixo de um escaldante sol de maio, reuniu em torno de 8 mil manifestantes. Não é qualquer um que consegue uma mobilização desse porte, especialmente sem contar com a estrutura sindical ou de movimentos populares.

Ainda que aniquilado pelo Judiciário - estando, portanto, inelegível - Jair Bolsonaro ainda tem “muita lenha para queimar”.

Pense nisso!

 

Compartilhe