Mobilidade | Notícia

Trem do Metrô do Recife pega fogo durante trajeto neste sábado (25)

De acordo com a CBTU, incêndio foi precedido por um curto circuito na rede aérea em trem que fazia trajeto entre as estações Curado e Alto do Céu

Por Emannuel Bento Publicado em 25/10/2025 às 15:46 | Atualizado em 25/10/2025 às 18:43

Clique aqui e escute a matéria

Um trem da Linha Centro do Metrô do Recife pegou fogo na tarde deste sábado (25), por volta das 13h, enquanto fazia trajeto entre as estações Curado e Alto do Céu, em Jaboatão dos Guararapes. Nenhum passageiro ficou ferido.

De acordo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), foi registrado um curto circuito na rede aérea, seguido de incêndio no trem. O acontecido será apurado por uma comissão interna da empresa pública.

"Após este fato, verificou-se que todo o sistema apresentou problemas de energia nos dois ramais da Linha Centro. Posteriormente toda a Linha Centro precisou ser fechada", explicou a Companhia.

INSTAGRAM/REPRODUÇÃO
Imagens mostram Metrô do Recife envolto pelas chamas, neste sábado (25) - INSTAGRAM/REPRODUÇÃO

Segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, que acionado para atender a uma "ocorrência de incêndio em composição ferroviária", as chamas atingiram totalmente um vagão e parcialmente outros dois. 

A corporação informou que seis viaturas foram enviadas ao local. A ocorrência foi finalizada, sem registro de vítimas, após contenção das chamas e resfriamento da área.

Sem previsão de retomada

Segundo a CBTU, não há previsão para a retomada da operação neste sábado. "As equipes da manutenção estão, no momento, no local do ocorrido, avaliando os danos e as possíveis causas do problema. Os técnicos da CBTU trabalharão todo o final de semana para a normalização do sistema", diz a nota.

Nas redes sociais, circulam imagens que mostram o trem parado nos trilhos, envolto pelas chamas, enquanto uma densa fumaça se espalha pela área. É possível ver a composição do trem totalmente destruída. Confira:

Sindicatos criticam situação do Metrô do Recife após incêndio

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e a Federação Nacional dos Metroferroviários (Fenametro) criticaram o incidente em nota divulgada neste sábado (25).

Segundo as entidades, o incêndio é resultado do "estado de colapso em que se encontra o Metrô do Recife, fruto de anos de abandono, falta de investimento e descaso do Governo Federal".

"O descaso quase se transformou em tragédia: a rede aérea cedeu e uma composição pegou fogo durante a operação. O episódio apenas confirma o que o Sindmetro-PE e a Fenametro vêm denunciando há meses — o sistema está à beira do colapso total", diz o texto.

As organizações sindicais também voltaram a criticar o processo de concessão do Metrô do Recife à iniciativa privada.

Privatização do metrô

Neste ano, o governo federal trouxe à tona a intenção de transferir a gestão à esfera estadual, com previsão de aporte da União em torno de R$ 3 bilhões e contrapartida estadual estimada em R$ 150 milhões para modernização da infraestrutura antes da concessão.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, em 20 de outubro, uma audiência pública para tratar sobre o Metrô. Na ocasião, foi apresentada uma carta direcionada ao presidente Lula em Defesa do Metrô do Recife. A audiência foi articulada pelo deputado João Paulo (PT).

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe

Tags