Simíramis Queiroz, referência nacional na luta por um trânsito mais seguro e humano, ganha homenagem em Pernambuco
Conselho Estadual de Trânsito inaugurou uma sala em homenagem à servidora que comandou o órgão por mais de dez anos e foi diretora do Detran-PE

Um das profissionais mais conhecedoras da Legislação Brasileira de Trânsito, reconhecida nacionalmente por ter ajudado a construir o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a servidora pública Simíramis Queiroz, ex-diretora de operações do Detran-PE e ex-presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco (Cetran-PE), ganhou uma linda homenagem em Pernambuco nesta sexta-feira (16/5), ano em que completaria 75 anos.
O Cetran-PE, colegiado que representa a autoridade máxima em legislação de trânsito no Estado e que foi presidido por ela por mais de dez anos, inaugurou a Sala de Reuniões Simíramis Queiroz, que passou a funcionar na sede do conselho, no bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife.
Simíramis também foi homenageada com uma foto instalada no local, sua última casa antes de falecer em outubro de 2020. A profissional é reconhecida em todo o País por sua incansável luta em defesa de políticas públicas para a melhoria do trânsito brasileiro. Era conhecida por sua personalidade combativa e insistente na defesa de uma legislação efetiva para um trânsito mais humano e seguro.
Entre as homenagens, a mais emocionante foi a feita em nome dos ex-colegas de trabalho. “Simíramis Queiroz era líder por ser uma desbravadora que ajudou a criar os processos básicos que regulamentam o trânsito em Pernambuco e no Brasil. A sistematizar os procedimentos necessários para que estes pilares pudessem sustentar o edifício que hoje, tão naturalmente, chamamos de órgão de trânsito”, afirmou Ana Teresa, servidora que fez a leitura da homenagem.
-
Uber e 99 Moto: "A moto não é segura, não existe uma forma segura de circular com ela", alerta especialista da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária
-
Trânsito: segurança viária será discutida, pela primeira vez, no 18º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
- Todos contra o retrocesso na segurança viária
“Posso dizer, sem medo de errar, que Simíramis foi decisiva para que os elementos que fazem parte do cenário do trânsito pudessem ganhar contornos sistêmicos, podendo ser organizados, administrados, regulamentados e também para que o Sistema Trânsito pudesse ingressar no campo da Educação”, disse.
E seguiu reforçando a importância da ex-diretora e ex-presidente para a gestão do trânsito brasileiro. “Simíramis lutou arduamente para que esta unidade administrativa que conhecemos pelo nome de órgão de trânsito se tornasse uma realidade na esfera dos municípios. Para isso, realizava constantemente eventos com o objetivo de promover a integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), ou seja, a municipalização do trânsito”.





“Não é por acaso que, ainda hoje, o nome Detran é relacionado aos diferentes órgãos de trânsito. Ela ajudou a fazer do Detran uma marca no imaginário da população. E, de fato, com a ajuda dela, o Detran-PE se tornou uma base de dados robusta à qual se integram órgãos de trânsito municipais e federais e órgãos pertencentes a outras esferas de competência”, seguiu afirmando.
E finalizou destacando a personalidade firme de Simíramis. “Não é possível alguém dizer que conhece o Detran/PE, mas não conhece esta mulher, que dedicou grande parte de sua vida à administração pública do órgão. Seu caráter firme, sério e decidido, não raro foi confundido com rigidez, mas, na verdade, a justiça foi o maior norte de suas ações na gestão pública. “
Familiares de Simíramis Queiroz - com destaque para os filhos -, amigos e profissionais da área de trânsito participaram da cerimônia, marcada por muita emoção nestes cinco anos de ausência da profissional, que tanto lutou pela construção de um trânsito mais seguro para todos os brasileiros.






“Simíramis foi uma mulher à frente de seu tempo, que deixou marcas profundas no cenário nacional da mobilidade da segurança viária e principalmente da legislação de trânsito. Dar seu nome à sala do plenário do Conselho que ela presidiu por 10 anos, mais que uma homenagem é uma forma de eternizar sua contribuição e inspirar futuras gerações de gestores e especialistas em Trânsito”, ressaltou o presidente do Cetran-PE, Walker Barbosa.