Semana Santa: caminhos para o Agreste pernambucano seguem perigosos e degradados
Como faz todos os anos, o JC percorreu as estradas que levam ao Agreste pernambucano, principalmente no acesso ao espetáculo da Paixão de Cristo

O alerta sobre a precária situação da malha rodoviária já é um velho conhecido dos motoristas e passageiros que pegam as estradas de acesso ao interior de Pernambuco para curtir o feriadão da Semana Santa. Ainda mais em 2025, quando o período será maior pela proximidade com o feriado de Tiradentes (21/4).
Como faz todos os anos, o JC percorreu as principais rotas rodoviárias que levam ao Agreste pernambucano, principalmente às cidades de Caruaru e Brejo da Madre de Deus, que recebe, no distrito de Fazenda Nova, a 202 km do Recife, o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo.
E, por mais um ano, constatou que os caminhos para o Agreste pernambucano seguem perigosos e degradados, exigindo muita atenção e prudência ao volante dos motoristas e motoqueiros.
A BR-232, principal eixo de transporte para o interior e que recebe mais de cem mil veículos no feriadão, continua perigosa no trecho entre o Recife e Caruaru, apesar das melhorias. Já a BR-104 sofre com buracos por toda parte entre Caruaru e o entroncamento com a PE-145, que leva até Brejo da Madre de Deus. Apesar de ter sido duplicada há 12 anos, a BR-104 está se tornando uma rodovia extremamente perigosa.
O alívio para o motorista está restrito à PE-145, que foi restaurada recentemente pelo governo do Estado. As obras começaram no fim da gestão do PSB, atrasaram e foram retomadas e concluídas pela gestão da governadora Raquel Lyra (PSD), em 2024.
CONFIRA a situação da malha rodoviária em fotos:






O trecho de 43,5 quilômetros da PE-145, que vai do entroncamento com a BR-104 até o distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, representou um investimento de R$ 43,8 milhões. A rodovia é a principal rota para Nova Jerusalém, teatro ao ar livre onde é encenada a Paixão de Cristo.
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Outra boa notícia para os motoristas e passageiros que vão para o interior do Estado a partir da Região Metropolitana do Recife é a saída da capital. As mudanças para melhor são percebidas com a triplicação da BR-232, na altura do Curado, na Zona Oeste do Recife. Embora as obras ainda não tenham sido concluídas, a recuperação do pavimento foi finalizada e faz toda a diferença.
BR-232 NÃO TEM BURACOS, É FATO, MAS ESTÁ TODA REMENDADA





Falar das rotas que levam ao interior de Pernambuco e, principalmente, ao Agreste, é falar da BR-232. Os 130 quilômetros entre o Recife e Caruaru estão menos ruins do que estiveram até 2023, mas a melhoria que o JC percebeu em 2024 já não é a mesma.
De fato, buracos no pavimento da rodovia já não são encontrados como antes. Ao contrário, apenas pontualmente. Mas, em compensação, a BR virou uma colcha de retalhos. Principalmente nos trechos da chamada pista nova (que foi construída ainda em 2004, na época da duplicação) e onde o pavimento foi feito de concreto. Nesses trechos, o velho hábito de jogar asfalto sobre o concreto prevalece, transformando a estrada em uma verdadeira montanha-russa.
“A BR-232 está bem melhor do que estava em 2023 e até anos antes. Você percebe que o governo está, ao menos, fazendo a manutenção básica da rodovia, fechando os buracos, recuperando trechos inteiros e cuidando da vegetação. Mas daí a dizer que é uma BR segura está muito distante, principalmente com a velocidade que os motoristas desenvolvem”, avalia o comerciante Carlos Henrique Ferreira, que uma vez por semana sai de Caruaru para o Recife e retorna.
CONFIRA a situação da malha rodoviária em fotos:
A situação é pior no sentido Recife-Caruaru porque há mais trechos da pista nova do que da velha e, por isso, o efeito ‘montanha-russa’ se torna mais evidente. Principalmente em pontos tradicionais de desgaste, como as imediações do município de Vitória de Santo Antão, às margens da rodovia.
De forma geral, a BR-232 entre Recife e Caruaru segue sendo uma rodovia velha e repleta de armadilhas para o condutor, principalmente na chuva e para aqueles que excedem os limites de velocidade.
BR-104 É, ATUALMENTE, A PIOR PARTE DA ROTA
A BR-104, entre Caruaru e o entroncamento com a PE-145, é o trecho mais perigoso da rota da Paixão de Cristo. Exige mais atenção do motorista porque a rodovia está com muitos buracos no pavimento. É visível a falta de manutenção. A BR está largada e mal cuidada e todos percebem isso.
“Entre Caruaru e a entrada de Brejo da Madre de Deus está muito ruim mesmo. Temos gasto bastante com manutenção, principalmente troca de pneus. Deixaram a rodovia se estragar. Mas a PE-145 está ótima, ainda bem”, afirma o toyoteiro Gilmar Monteiro da Silva, que transporta passageiros entre as duas cidades.
Não é difícil encontrar motoristas com pneus furados ao longo da BR-104. Foi o caso do costureiro Felipe Vinícius, que pela quinta vez fazia a troca. “São verdadeiras crateras e, às vezes, não conseguimos desviar, mesmo acostumados com a estrada. E o prejuízo é só nosso”, criticou.









SITUAÇÃO DAS RODOVIAS VAI MELHORAR, GARANTE ESTADO
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) explicou que as condições viárias da BR-232 irão melhorar em breve. Isso porque a restauração completa da rodovia está bem mais perto do que longe de começar a ser feita e custará nada menos do que R$ 350 milhões.
Segundo o secretário Diogo Bezerra, a licitação do trecho entre o Curado, na saída do Recife, e o limite entre as cidades de Moreno e Vitória de Santo Antão, já foi realizada e aguarda apenas os trâmites administrativos para ser dada a ordem de serviço das obras. O valor para esse trecho é de R$ 50 milhões.
“Existe um trâmite administrativo que passa pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), por ser uma BR e o dinheiro ser conveniado. Os recursos são federais, mas de emendas da bancada federal pernambucana. Temos que vencer essa etapa e estamos fazendo isso. Desde março foi liberado pelo DNIT e estamos apenas esperando a ordem de serviço. Por isso, não podemos fazer uma manutenção robusta no trecho”, explica Diogo Bezerra.
O segundo trecho, entre Vitória de Santo Antão e São Caetano, no Agreste, também está com a licitação para as obras de restauração concluída, mas ainda não homologada, o que também deve acontecer em breve, segundo a Semobi. Nesse caso, a pendência é apenas a avaliação técnica. O custo da restauração é bem maior: previsão de R$ 300 milhões.
Os recursos desse trecho, inclusive, deverão ser do governo federal, como já anunciado pessoalmente pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em algumas visitas a Pernambuco.
“Depois de mais de 20 anos, o pernambucano terá uma BR-232 totalmente restaurada, algo necessário pelo estado da rodovia. E enquanto as obras não começam, o governo de Pernambuco tem cuidado da manutenção da BR. São mais de R$ 60 milhões investidos em contratos de conservação entre o Recife e Caruaru. Temos cuidado da rodovia enquanto as obras da restauração não começam. Por isso a 232 está bem melhor do que já esteve, com muito mais segurança viária”, destaca o secretário.
No caso da BR-104, a Semobi explicou que a rodovia voltou para a gestão do DNIT, mas estava sem contrato de conservação. E, como o governo de Pernambuco e o governo federal fizeram uma parceria para finalizar a duplicação do trecho de 13 quilômetros entre Toritama e Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte (Agreste), o Estado assumiu a manutenção da BR por enquanto.